O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, ofereceu esta segunda-feira, 21 de outubro de 2024, três autocarros aos clubes de Canchungo, Pelundo e Sporting Clube de Bafatá, ambos da primeira divisão do campeonato nacional, Guines-Liga.
A cerimónia da entrega de viaturas decorreu nas instalações do Palácio da República e na presença de diferentes responsáveis dos clubes beneficiários.
O Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, disse na sua comunicação que tinha prometido aqueles clubes que apoiá-los-ia em meios de transportes para que os jogadores possam viajar em melhores condições, razão pela qual decidiu doar os três autocarros que hoje foram entregues.
Sissoco Embaló sublinhou ainda que falta entregar outras três ofertas a mais três clubes, e que posteriormente o gesto será estendido para todos os clubes do país, incluindo a Liga de clubes. Mesmo que deixe de desempenhar a função de Presidente da República, cumprirá a sua promessa, apoiando clubes nacionais, começando por aqueles que estão no interior do país. Adiantou que a sustentabilidade das viaturas entregues só pode ser sentida quando, pelo menos, 50 por cento das estradas do país forem alcatroadas e outras feitas em terra batida, por isso está a trabalhar com o governo para resolver a questão das estradas danificadas em todo território nacional.
O presidente de Liga de Clubes da Guiné-Bissau, Dembo Sisse, disse que quando apoia o futebol, está a apoiar a educação, saúde e coesão nacional de maneira que quer agradecer ao Chefe de Estado pela sua influência junto do governo para apoiar o futebol nacional como também a associação dos bancos comerciais que ofereceram 20 milhões de francos CFA aos clubes, valor dividido de forma equitativa.
Por seu lado, o primeiro vice-presidente de Sporting Club de Bafatá, Tcherno Sado Djaló, disse que a população e adeptos de Bafatá estão satisfeitos com a oferta do Presidente da República, depois do pedido feito pelos dirigentes do clube de Bafatá, de maneira que em nenhum momento vão esquecer do gesto, porque irá contribuir bastante no transporte dos jogadores e dirigentes para irem competir, tanto na capital Bissau como outras zonas do país.
Para o primeiro vice presidente de Futebol Clube de Canchungo, Faustino Paulo Mango, a direcção daquele clube nunca esperava que este sonho iria concretizar-se na data de hoje, depois da promessa feita pelo Chefe de Estado quando fez uma pequena visita a cidade de Canchungo, de maneira que o povo de Canchungo agradece imensamente o Presidente da República pelo gesto nobre pela primeira vez na história da Guiné-Bissau.
O presidente do Futebol Cub de Pelundo, Nino Kao, agradeceu o gesto do Chefe de estado em oferecer meios de transportes aos clubes, sendo um ato nobre pela primeira vez na história do nosso país. Acrescentou que o autocarro doado não irá servir apenas para o transporte de jogadores da equipa de Pelundo, mas também alunos e doentes que precisam ser evacuadas para a capital Bissau, por isso não há palavras para qualificar o apoio de Umaro Sissoco Embaló.
Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário