A Comissão Eleitoral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau anunciou esta terça-feira, 30 de abril de 2024, a abertura do processo eleitoral para o cargo do Presidente da FFGB e os respetivos membros do Comité Executivo.
A informação consta da deliberação n°1/CEFFGB/2024, assinada por três dos cinco membros, depois de uma reunião realizada por esta comissão eleitoral no dia 29 de abril, na qual se lê que o prazo da entrega de candidaturas vai de 30 de abril a 30 de maio, sublinhando que os candidatos devem apresentar um manifesto escrito de inscrito, assim como apresentar uma declaração de candidatura, anexando a renúncia a militância partidária, possuir uma lista de nove elementos, incluindo obrigatoriamente uma mulher e o cabeça de lista.
Os pretendentes candidatos devem possuir o atestado da organização desportiva filias da FFGB e/ou da própria FFGB que atesta os candidatos ao cargo do Presidente e respetivos pretendentes ao cargo do Comité Executivo são ativos no futebol nos últimos quatro anos, assim como cumprir os requisitos de subscrições impostos para a aprovação da lista.
“Todos os membros do Comité Executivo devem ser ativos no futebol e provar que são pessoas ativas no futebol a mais de quatro anos, antes da sua candidatura, e cada lista de candidato deve ser necessariamente suportada na subscrição minimamente por seis membros filias da FFGB, entre os quais obrigatoriamente uma das associações desportivas e cinco clubes” lê-se nos artigos 30 (eleições) no seu ponto número 4 e 37 (composição do Comité Executivo) no ponto 6 dos estatutos da FFGB.
Refira-se que o congresso da FFGB para a eleição do novo Presidente do organismo e dos membros do Comité Executivo está marcado para o dia 29 de junho de 2024. Até aqui manifestaram a intenção de concorrer à liderança da FFGB, o Presidente cessante do organismo, Carlos Alberto Mendes Teixeira, o antigo vice-presidente do órgão, Adilé Sebastião.
O Democrata soube, através de uma fonte próxima de um dos vice-presidente da direção cessante que Bonifácio Malam Sanhá tenciona candidatar-se à liderança da FFGB, da qual é membro há mais de uma década.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário