quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Cumprimento de novo ano: PR SISSOCO EXORTA O GOVERNO PARA PROMOVER BOA CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJÚ

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, exortou esta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, o governo para promover uma boa campanha de comercialização e exportação da castanha de cajú, melhorar o sistema de administração pública, através da redução, capacitação e estabilização do pessoal, promovendo medidas que garantam uma gestão transparente e eficaz dos recursos financeiros do país. Acrescentou que é urgente melhorar o sistema de evacuação do lixo na cidade de Bissau, como também dedicar a devida atenção à educação e a saúde.

“Estes dois setores sociais são essenciais para a construção da Guiné-Bissau que queremos ver. Assim podem contar com a minha magistratura de influência e no meu protagonismo com vista a potenciar a ação e os propósitos do governo, porque a Guiné-Bissau não pode parar” disse o Chefe de Estado que falava na cerimónia dos cumprimentos do Novo Ano do poder executivo, Chefias militares, Câmara Municipal de Bissau e governadores regionais, realizada no Palácio Presidencial.

Sissoco Embaló disse que os guineenses já sabem e vão sabendo mais que, em apenas três anos do mandato nunca se produziram tantos resultados concretos na Guiné-Bissau como a partir do ciclo político que ele iniciou em 2020, onde transformaram completamente a nível diplomática a agenda da Guiné-Bissau no mundo e que a comunidade internacional passou a avaliar o país com outros critérios e a olhar diferente, tornando-se num país respeitado.

“Internamente estamos a mudar o nosso país em várias frentes, referindo-se assim a cidade de Bissau onde temos uma realização concreta, mudando a capital de forma nunca antes vista durante 50 anos da sua independência nomeadamente, a transformação de Bissau velho, tornando-o num Bissau novo, sendo uma realização concreta e histórica. Dentro de pouco tempo, vamos transformar o Aeroporto Osvaldo Vieira numa instituição nova como merece”, anunciou.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, informou que o executivo engaja as suas políticas a curto prazo para satisfazer as necessidades básicas da população e na resolução das principais dificuldades com que o país se depara. Destacou entre outras medidas prioritárias do governo que lidera, a implementação, a organização de uma campanha de comercialização de castanha de cajú e a sua exportação, visando a mitigação dos efeitos nefastos registados nas campanhas anteriores, a reorganização e melhoria do funcionamento da administração pública através da redução, capacitação e estabilização do seu pessoal, reforço e harmonização do serviço público de fiscalização e controlo.

Rui Duarte Barros assegurou que é preciso que haja a instauração de um mecanismo que permitirá uma transparência na repartição dos recursos nacionais, a melhoria na evacuação dos resíduos sólidos dos centros urbanos, a reorganização do exercido da atividade comercial e a disciplina na circulação de pessoas e bens na cidade de Bissau.
“Permitam-me em nome do governo, chefias militares e representantes do poder local apresentar os tradicionais cumprimentos de novo ao Presidente da República e a sua família, desejando votos de um feliz e ano próspero e muitos êxitos no exercício das suas nobres funções. O início do novo ano é sempre uma ocasião para a renovação da esperança, mas também de novos compromissos com o povo, visando o progresso e o bem estar da nossa população”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário