segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

CAN2023: Nigéria venceu a Guiné-Bissau hoje, e já está nos oitavos de final

Vitória por 1-0 frente à Guiné-Bissau vale segundo lugar do grupo A, atrás da Guiné Equatorial, que goleou a Costa do Marfim por 4-0

A Nigéria venceu a Guiné-Bissau por 1-0 e garantiu a passagem aos oitavos de final do Campeonato Africano das Nações.

Num jogo pouco conseguido em termos exibicionais por parte da equipa de José Peseiro, que enfrentou uma seleção guineense com muitas alterações, o momento capital deu-se aos 36’, quando Sanganté desviou o cruzamento de Afori para a sua própria baliza. Até ao final, houve mais três golos – dois para a Nigéria, um para a Guiné-Bissau – mas todos eles foram anulados por fora de jogo.

O triunfo deixa as Super Águias com sete pontos, os mesmos que a líder Guiné Equatorial, que goleou a Costa do Marfim por 4-0.

O resultado começou a ser construído perto do intervalo, graças a golo de Nsue, aos 42’. Sangaré empatou já na compensação, mas o seu tento foi anulado.

Já à entrada dos últimos 20 minutos, a Guiné Equatorial fechou as hipóteses de vitória da Costa do Marfim. Aos 70’ e 73’, Ganet e Nsue, o melhor marcador da prova com cinco golos, marcaram dois golos de seguida e deitaram por terra as esperanças costa-marfinenses. Buyla selou, perto dos 90’, o 4-0 final, que vale o primeiro posto a guineenses e deixa a Costa do Marfim à espera de saber se é um dos quatro melhores terceiros lugares da fase de grupos.

Termina a partida! Ainda que com um jogo de pouco brilho, a Nigéria consegue ser superior, conquistar os três pontos e assegurar que estará nos oitavos de final do Campeonato Africano das Nações! No outro encontro, a Guiné Equatorial goleou a Costa do Marfim e assume a liderança!

84' É golo da Nigéria, mas o golo é anulado! Agora, foi Zaidu que marcou, mas é marcada irregularidade no início da jogada!

83' É golo da Guiné-Bissau, mas o golo é anulado por fora de jogo! Grande finalização de Franculino Djú, que estava ligeiramente adiantado no momento do passe!

82' Grande corte de Édgar Ié evita o 2-0 da Nigéria!

81' Fali Candé bate livre de longe e obriga Nwabali a defesa atenta!

Dois golos de rajada deixam a Guiné Equatorial a vencer por 3-0 frente à Costa do Marfim! Consolida-se a liderança guineense, fica cada vez mais difícil para costa-marfinenses...

64' Boa jogada de Moses Simon, que solta em Iwobi, mas o médio do Everton atira ao lado!

60' É golo da Nigéria, mas não conta! Osimhen marca, mas há fora de jogo no início da jogada! Anteriormente, pedia-se penálti sobre Moses Simon, mas a juíza nada assinala!

57' Dálcio remata, encaixa Nwabali! Remate de meia distância do jogador guineense acaba nas mãos do guardião nigeriano!

48' Grande defesa de Jonas Mendes! Moses Simon tenta fintar o guarda-redes guineense, mas é o guardião quem leva a melhor!

Começa a segunda parte!

Termina a primeira parte! A Nigéria vai para o descanso com uma exibição pouco conseguida, mas com a desejada vantagem no marcador! A Guiné Equatorial colocou-se em vantagem frente à Costa do Marfim, ou seja, neste momento, apenas a diferença de golos deixa guineenses à frente de nigerianos na classificação!

45+3' Victor Osimhen aparece sozinho na grande área, mas cabeceia ao lado!

36' É golo da Nigéria! É autogolo de Sanganté! Jogada pela esquerda do ataque nigeriano, Aribo cruza para Osimhen, mas o central guineense, na tentativa de evitar o remate do ponta de lança, desvia para a sua própria baliza!

À chegada à meia hora de jogo nos jogos do grupo A, tanto este encontro como o Guiné Equatorial-Costa do Marfim ainda não tiveram golos. Neste momento, a Nigéria está em segundo, a Costa do Marfim em terceiro. Guiné Equatorial lidera, à condição.

21' Chukwueze cria pela direita, Osimhen recebe e oferece a Aribo, cujo remate sai prensado e acaba nas mãos de Jonas Mendes!

Ao final do primeiro quarto de hora, a Nigéria parece apresentar alguns sinais de ansiedade. Há alguma precipitação com bola, ao contrário do que acontece com a Guiné-Bissau que, já sem aspirações, joga com mais tranquilidade.

15' Ao primeiro quarto de hora de jogo, surge a primeira oportunidade de perigo! É Osimhen que remata, mas o guardião Jonas Mendes encaixa!

Começa o jogo!

As equipas já entraram em campo, o jogo está prestes a começar...

O onze da Guiné-Bissau: Jonas Mendes; Houboulanf Mendes, Edgar Ié, Opa Sangante, Nanú; Bikel, Fernando Gomes; Famana Quizera, Dálcio, Carlos Gomes; Zinho Gano.

O onze da Nigéria: Nwabali; Aina, Omeruo, Ajayi, Bassey; Onyeka, Osayi-Samuel; Chukwueze, Aribo, Simon; Osimhen.

Conosaba/abola.pt/futebol/

Sem comentários:

Enviar um comentário