quinta-feira, 1 de junho de 2017

«OPINIÃO» "É URGENTE A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NA GUINÉ-BISSAU" - ABDU FATI ESTUDANTE GUINEENSE NO BRASIL


É urge começar a sensibilizar os guineenses de que recursos naturais que temos no país, os quais acabarão de forma muito rápida, ou seja, o uso inadequado desses bens preciosos levará o país numa situação sobejamente deplorável, aumentando a exclusão social na sociedade guineense. Portanto, as crianças devem ser postas algumas disciplinas que objetivam capacitá-las que a nossa sobrevivência depende fortemente da qualidade do meio ambiente, dos recursos que nós extraímos nesse meio, o qual se não for mantido limpo a nossa integridade física terá sido prejudicado ou causando severos problemas ás futuras gerações.

 Logo, se o Estado propuser que os mercados nacionais comecem a usar os sacos recicláveis, com os quais a poluição ambiental será reduzida e consequentemente o solo, água, e atmosfera estarão livres dos resíduos tóxicos. Porém, é excessivamente constrangedora a forma pela qual os mercados guineenses usam sacos plásticos para venderem os seus produtos, a perplexidade do Estado relativamente a esta temática dá muita raiva, ele tem a obrigação de proteger os seus cidadãos, é quem regula as transações feitas dentro do seu território não deixado que os mercados perpassem os limites das suas jurisdições.

 Assim, qualquer país do mundo que apresenta um Estado frágil terá sempre o problema de cumprir a sua obrigatoriedade, defender a sua população, pois deixando que os setores privados façam tudo ao seu belo prazer, é provável que esses setores tenham o seu lucro monetário nos primeiros planos, e cabe à autoridade lhe exigir que não chegue o ponto de degradar o meio ambiente, no qual pode fazer as suas atividades desde que respeite o bem star dos cidadãos desse país.

Todavia, o nosso irmão Cabo Verde começou a impor as medidas que abolem essas praticas maléficas á biodiversidade, o governo liderado por Ulisses Correia e Silva propôs que a partir dos finais de 2016 o uso de sacos plásticos será restringindo colocando sacos orgânicos no seu lugar, os quais são fáceis de degradar no solo. Mas pergunto meus irmãos porque há essa perplexidade do nosso Estado em virtude dessa situação literalmente vulnerável?

Deste modo, o corte de madeiras que se vê na Guiné-Bissau de forma predatória não é algo agradável, ou em outras palavras diria eu é de responsabilidade de todos os nacionais sendo tais recursos são de todos para isso, o uso racional, acautelado é de grande capital. Uma meia dúzia dos cidadãos não podem se apropriar dos bens naturais, usando os ao seu belo prazer, ao contrario todos nós devemos usufruir deles como diz á lei “todos os guineenses são iguais perante a lei e a distribuição dos recursos naturais”.

Destarte, a maneira pela qual os países estrangeiros exploram os nossos recursos naturais mostra claramente que o neocolonialismo já começou no país, quer dizer que voltaram para roubar aquilo que sobraram na época colonialista como se nós não tivéssemos a necessidade com nossos recursos naturais. Os europeus foram ao continente Americano no final do século XVIII até no meado do século XIX cortavam a metade de florestas que já haviam encontrado no continente. Então, trago esse notável exemplo para vos perceber que os europeus como outros povos do Mundo, em particular a China são ferozes aos recursos naturais de qualquer país acolhedor. É obvio que os Chineses não vão preocupar com os interesses dos guineenses, se nós não soubermos defender os nossos.

Por conseguinte, qualquer relação para ser saudável é boa que haja uma reciprocidade das vantagens, partilha de boas praticas em que todos saem ganhando, sem detrimento de alguma parte. É por isso, que hipotético que a informação, formação dos cidadãos, a conscientização dos governantes do que todos nós temos por obrigação de preservar o nosso meio ambiente garantindo a nossa qualidade de vida e da das gerações vindouras que são uma forma de restringir linearmente as más praticas ambientais.

 Portanto, estou muito inquieto o modo pelo qual, a ureia é vendida nas feiras do país, a qual os agricultores usam para adubar o solo produzindo produtos hortigranjeiros em grande quantidade, o ministério da agricultura não está a cumprir a sua missão, em nenhuma parte do Mundo, é legal passar ou vender os adubos químicos aos agricultores sem a devida prescrição prévia de um engenheiro agrônomo, pois, o Brasil país no qual estou me cursando o curso de agronomia o Estado não permita a venda ilegal de adubos químicos, a qual é considerada crime, tendo em conta as consequências que derivam dela. Nesta vista, diria eu que estamos globalmente equivocados, enganados pela euforia de que hoje é mais importante e amanhã não nos importa.

Pois, veremos daqui aos 10 ou 15 adiante a boa parte do nosso solo será fortemente improdutiva, salinizada, tornando extremamente difícil de recuperá-la, por conta de desatenção das autoridades competentes, falta do compromisso com seu cidadão. A influência do solo na mobilidade do homem é sobejamente conhecida pelo mundo, se voltarmos á história poderemos reparar que os primeiros homens emigravam de um lugar ao outro procurando sempre o local que podiam fazer as suas atividades agropecuária, ou seja, o homem sempre faz essa trajetória sai da beira do deserto para a beira da floresta.

Portanto, repito mais uma vez que é urgente que o ministério da agricultura cumpra com o seu papel de intermediar o uso de produtos químicos entre agricultor e o vendedor, não deixando que a transação desse produto perpasse a sua jurisdição, isto é, ninguém deva fugir dos preceitos impostos pela autoridade competente.

 Em fim, a exploração dos recursos naturais deve ser feita de forma mais racional, com menos prejuízos ambientais, e, em beneficio próprio da população guineense, fazer com que essa exploração traz grandes ganhos ao país, os quais vão ser usados nas construções das estradas, hospitais, escolas, campos de futebol, centros de eventos culturais e outras áreas importantes para o país, permitindo que todos que nele vivem façam a Guiné-Bissau um paraíso.


Que bem haja a Guiné-Bissau, os dias estão por vir.

Abudu Fati estudante guineense de agronomia graduando em UNILAB,

Sem comentários:

Enviar um comentário