Uma equipa de 18 membros da 20ª missão da equipa médica chinesa de apoio à Guiné-Bissau realizou na terça-feira, 08 de outubro de 2024, uma sessão de consultas e tratamento médico gratuita para as cem (100) viúvas dos ex-combatentes da liberdade da pátria, no âmbito da campanha de promoção da medicina tradicional chinesa lançada no mês de setembro último.
A consulta e tratamento médico foram realizados no centro de atendimento da Associação das Viúvas dos Ex-combatentes, localizado nas instalações do Ex-QG, concretamente ao lado do ministério da defesa nacional.
A Associação das Viúvas dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné-Bissau é uma organização especial criada pelo Exército e pelo Governo da Guiné-Bissau, com o objetivo de cuidar das viúvas e familiares dos veteranos, em reconhecimento às importantes contribuições que estas famílias deram à independência nacional e à libertação do povo guineense.
Os 18 membros da equipa médica chinesa “invadiram” as instalações da associação muito cedo para instalar os materiais médicos e equipamentos necessários para a triagem, como também abrir diferentes serviços para a consulta médica e montar um espaço para a exposição da medicina tradicional chinesa, bem como do tratamento tradicional dos pacientes.
O responsável da associação chegou antecipadamente e teve uma breve conversação com o capitão da equipa médica chinesa, Pang Yong, durante a qual expressou a sua gratidão pela consulta gratuita oferecida pela equipa.
A consulta gratuita durou três horas e meia, onde foram montados postos de triagem e diagnóstico preliminar. As consultas médicas foram realizadas em diferentes especialidades, nomeadamente: medicina interna, ortopedia, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, bem como um posto dedicado à medicina tradicional chinesa.
Esta foi a segunda etapa da Consulta Médica Gratuita Itinerante do Mês de Divulgação da Cultura da Medicina Tradicional Chinesa.
EXPOSIÇÃO DE MEDICAMENTOS TRADICIONAIS CHINESES E TRATAMENTO DE PACIENTES
A equipa médica chinesa não só exibiu painéis informativos e folhetos sobre a medicina tradicional chinesa nos corredores do centro de atendimento, mas também criou uma área de exposição dedicada à medicina tradicional chinesa.
Os visitantes e pacientes puderam conhecer mais sobre os conhecimentos e características da medicina tradicional chinesa. Além disso, dada a presença de algumas viúvas idosas, a equipa médica ofereceu tratamentos no local, como aplicação de unguentos à base de plantas medicinais, acupuntura, ventos a terapia e massagem terapêutica, que proporcionaram bons resultados.
Após cada consulta, os pacientes receberam folhetos sobre a cultura da medicina tradicional chinesa e saquinhos de ervas medicinais com efeito e repelente de insetos. Para os pacientes com dores crónicas, foram oferecidos também emplastros e medicamentos externos, garantindo-lhes material de tratamento para o seguimento do processo terapêutico.
No final da consulta, todos os participantes tiraram fotografias em frente ao edifício administrativo com os responsáveis da Associação das Viúvas dos Combatentes da Liberdade da Pátria, como recordação do evento.
Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário