sábado, 30 de março de 2024

Diomaye Faye toma posse como Presidente do Senegal a 2 de Abril


Presidente eleito Bassirou Diomaye Faye à esquerda do Presidente cessante Macky Sall. No meio de ambos está o líder da oposição Ousmane Sonko. Palácio Presidencial, Dacar, Senegal. 28 de Março de 2024. AFP - 

Esta sexta-feira, o opositor Bassirou Diomaye Faye foi proclamado, pelo Conselho Constitucional, como Presidente eleito do Senegal com 54,28% dos votos. A tomada de posse é na próxima terça-feira, o último dia do mandato do Presidente cessante Macky Sall.

O candidato opositor Bassirou Diomaye Faye foi confirmado oficialmente, esta sexta-feira, como o vencedor das eleições presidenciais no Senegal, com 54,28% dos votos. O anúncio foi feito pelo Conselho Constitucional. A tomada de posse será a 2 de Abril, a próxima terça-feira, último dia do mandato do Presidente cessante Macky Sall.

Esta sexta-feira à noite, o Conselho Constitucional confirmou os resultados preliminares e informou que Bassirou Diomaye Faye venceu por ampla margem as eleições de 24 de Março. Em segundo lugar aparece o candidato do poder e ex-primeiro-ministro, Amadou Ba, que obteve 35,79% dos votos e, em terceiro lugar, Aliou Mamadou Dia com 2,8% dos votos.

Bassirou Diomaye Faye e Macky Sall encontraram-se já na quinta-feira, no palácio presidencial, na presença também de Ousmane Sonko, o líder da oposição e apoiante do novo Presidente. Uma reunião registada em várias fotografias que marcam o fim de anos de virulento combate político entre ambas as partes.

Bassirou Diomaye Faye, de 44 anos, passa a ser o mais jovem Presidente do Senegal e representa a primeira vez na história do país em que um candidato da oposição é eleito logo à primeira volta das eleições presidenciais.

Libertado da prisão dez dias antes do escrutínio, juntamente com o mentor Ousmane Sonko, Diomaye Faye apresentou-se durante a campanha como "o candidato da ruptura", mas defendeu a "reconciliação nacional" após três anos de instabilidade, crise política e detenção de centenas de pessoas.

Conosaba/rfi.fr/pt









Sem comentários:

Enviar um comentário