sexta-feira, 3 de novembro de 2023

MINISTRO DA AGRICULTURA ANUNCIA QUE SERÃO REDUZIDAS “DRASTICAMENTE” DIFICULDADES DE LIGAÇÃO ENTRE ILHAS


O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mamasaliu Lamba, anuncia que a Guiné-Bissau está neste momento à altura de reduzir as dificuldades relativamente à circulação entre as ilhas.

Mamasaliu Lamba falava, hoje, durante a cerimónia oficial da receção de duas embarcações adquiridas pela FAO, no âmbito do projeto de Urgência para a Segurança Alimentar (PUSA).
O ministro da Agricultura realçou ainda que as ilhas sempre sofreram com dificuldades de circulação.

“Não vamos dizer que vamos terminar com as dificuldades, mas serão reduzidas drasticamente porque sabemos que sem a assistência permanente e consequente dos nossos técnicos aos nossos agricultores torna muito difícil o seu sucesso”, sustenta.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Domingos Quadé, diz esperar que as embarcações sirvam para melhorar a vida das pessoas. E, apela aos parceiros para reforçarem a implementação do mesmo apoio.

“Queremos que este uso não se politize. (…) Queremos mostrar também que todos estes trabalhos que vem sendo feito e desenvolvido se enquadra na política do governo sustentada pela nossa famosa carta da política agrária regente da atividade agrária na Guiné-Bissau”, enfatiza.

Maria Rua Lopes, em representação do Banco Mundial, garante que as embarcações vão melhorar a mobilidade entre as ilhas.

“Encorajamos ao ministério das Agricultura, Floresta e desenvolvimento rural a adotar todas as medidas necessárias em termos da formação e da segurança dos condutores dos barcos para que possam ser utilizadas de forma eficaz e segura e assim suprimir as necessidades existentes em termos da mobilidade”, aconselha.

Ela disse ainda que “uma boa gestão de manutenção será também fundamental para maximizar o impacto destes barcos.

Os dois barcos foram obtidos, graças ao financiamento do Banco Mundial em apoio ao governo liderado por Geraldo Martins. Com isso, espera-se que seja reduzida as dificuldades de mobilidades entre as ilhas da Guiné-Bissau.

Texto & Imagem: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário