quinta-feira, 3 de agosto de 2023

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DOS ESTÁDIOS DE CANCHUNGO E BAFATÁ TERMINAM DENTRO DE 60 DIAS


As obras da requalificação dos Estádios Saco Vaz, em Canchungo, e Pelé em Bafatá, com o financiamento da FIFA, entidade que gere o futebol mundial, vão terminar em dois meses, revelou um alto dirigente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB).

A informação foi transmitida, esta quarta-feira, 02 de agosto de 2023, à secção desportiva do Jornal O Democrata, pelo membro do Comité Executivo da FFGB, Serifo Só, no balanço da visita do responsável da FIFA para a África Ocidental e Central, El Hadji Wack Djop.

Serifo Só disse que a FFGB está confiante na conclusão das obras de requalificação dos dois recintos na data prevista.

“As empresas deram 60 dias para a conclusão dos dois estádios, mas a obra de Canchungo está mais avançada e no espaço de um mês as obras poderão estar concluídas. Estamos confiantes. Constatamos algum avanço no terreno e a parte mais difícil foi ultrapassada”, assegurou.

“Na próxima semana, chegará ao país uma equipa detécnicos da FIFA que vão certificar as condições para colocar o tapete sintético no estádio de Canchungo. Se não reunir as condições, será tudo refeito”, explicou, salientando que os trabalhos mais difíceis, como drenagem e plataforma, foram concluídos.

Serifo Só lamentou os atrasos verificados das obras da requalificação, devido às chuvas e acessos à brita, segundo a empresa responsável.

O dirigente federativo assegurou que na próxima época desportiva as equipas de Canchungo, atual campeão nacional, e o Sporting Clube de Bafatá, poderão jogar nos seus estádios já requalificados.

“Após a conclusão das duas obras no mês de setembro, a direção executiva vai buscar financiamento junto dos parceiros internacionais para requalificar mais estádios na Guiné-Bissau”, anunciou.

Perante este cenário, Serifo Só, que foi dirigente do Sport Bissau e Benfica, pediu calma e paciência aos desportistas, assegurando que o atual órgão executivo da FFGB vai trabalhar, antes do final do seu mandato, para melhorar as infraestruturas desportivas nacionais.

As obras contam com apoio financeiro da FIFA, no âmbito do programa “FIFA Forward”, que visa proporcionar aos jovens africanos a possibilidade de praticar o futebol em recintos modernos.

Os trabalhos estão a ser executados por uma empresa francesa. Os dois estádios contarão com um relvado sintético, arquibancadas, água potável, muro de vedação e iluminação.

O Democrata apurou que o projeto está orçado em mais de dois milhões de dólares norte-americanos.

De salientar que o lançamento da primeira pedra ocorreu em julho de 2022, em Bafatá.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário