O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prometeu hoje ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que vai continuar a contribuir para a "busca de uma solução justa e pacífica para o conflito na Ucrânia".
Em informação divulgada na sua página oficial na rede social Facebook, Umaro Sissoco Embaló informou que conversou ao telefone com o Presidente ucraniano.
"O Presidente Embaló reiterou ao Presidente Zelensky que continuará a contribuir para a busca de uma solução justa e pacífica para o conflito na Ucrânia", refere a mensagem divulgada.
Umaro Sissoco Embaló realizou uma visita à Ucrânia, em outubro do ano passado, a primeira de um chefe de Estado africano ao país, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Antes o Presidente guineense tinha estado na Rússia.
A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou milhares de mortos e milhões de refugiados.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Conosaba/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário