quinta-feira, 5 de março de 2026

MNECIC lança novo mecanismo de coordenação diplomática com embaixadores


(ANG) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades(MNECIC) realizou , quarta-feira, a primeira reunião mensal por videoconferência com todos os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da República da Guiné‑Bissau.

A informação consta no comunicado desta instituição, à que a ANG teve acesso, segundo o qual a sessão foi presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Bernardo Vieira.

De acordo o comunicado, o encontro marcou o início de um novo mecanismo de coordenação estratégica entre os Serviços Centrais e o Serviço Externo da diplomacia guineense, reforçando a coerência da ação diplomática do Estado.

Durante a reunião foram abordados temas centrais, incluindo:

a situação política na Guiné‑Bissau; o posicionamento do país no seio da União Africana(UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Nações Unidas e outros fóruns multilaterais.

“No encontro online os embaixadores receberam orientações para a atuação dos Chefes de Missão no quadro da política externa nacional e igualmente foi abordada a situação dos cidadãos e Embaixadas da Guiné-Bissau no Reino da Arabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar e outros países próximos”, lê-se na missiva..

O encontro, refere o comunicado, inaugura um ciclo regular de diálogo e alinhamento diplomático, que visa garantir maior fluidez na circulação de informações, maior eficácia na execução da política externa e uma representação mais coesa da Guiné‑Bissau no mundo.

ANG/MSC/ÂC//SG

UFOA-A EM MISSÃO DE PROSPECÇÃO EM BISSAU

Uma delegação da UFOA-A encontra-se em Bissau para avaliar as infraestruturas desportivas, a capacidade de alojamento e os serviços de transporte, no âmbito dos preparativos do Torneio Feminino Sub-20, previsto para decorrer de 01 a 20 de maio deste ano.
A missão é chefiada pelo Diretor Executivo Maphaté Gaye, acompanhado por Balamine Ceesay, Diretor Financeiro, e Abdoulaye Cissé, Diretor de Competições.
A delegação começou as visitas esta quinta-feira, 05 de março ao percorrer as instalações dos estádios de futebol e posteriormente um dos hotéis da capital, sendo que amanhã continuará as visitas às outras unidades hoteleiras e posteriormente os serviços dos transportes.
De salientar que a missão visa garantir que todas as condições logísticas e organizacionais estejam reunidas para a realização com sucesso do torneio em Bissau.










O Presidente da República de Transição, Horta Inta-A, ofereceu um jantar de quebra de jejum aos fiéis muçulmanos, católicos e evangélicos, numa cerimónia realizada na Presidência da República da Guinea-Bissau. TV O PAÍS# Umaro Djaló


GUINEENSES EM ANGOLA (ASSOGUINE) ENTREGAM MEDICAMENTOS AO HOSPITAL SIMÃO MENDES PARA APOIAR VÍTIMAS DO INCENDIO DE BAFATÁ


A Associação da Comunidade Guineense Residente em Angola (ASSOGUINE) entregou hoje ao Hospital Nacional "Simão Mendes" lotes de medicamentos, com vista a ajudar no tratamento das vítimas do incêndio em Bafatá.

O conjunto destes materiais foi uma oferta dos guineenses residentes em Angola e resulta de uma campanha de angariação de fundos que permitiu adquirir medicamentos e mil litros de combustível, destinados particularmente às vítimas do incêndio internadas tanto em Bissau como em Bafatá.

No ato de entrega dos medicamentos, o diretor do Hospital Nacional "Simão Mendes", Malam Sabali, agradeceu o gesto e garantiu que os medicamentos serão utilizados no tratamento dos doentes.

Um dos responsáveis da Associação dos Guineenses Residentes em Angola, Abulai Seide, disse que os medicamentos entregues representam uma das formas de solidariedade para com as vítimas do referido incêndio.

Pessoas e individualidades nacionais e estrangeiras continuam a oferecer medicamentos às vítimas do incêndio em Bafatá, ocorrido no passado dia 13 de fevereiro.

Entretanto, a direção do Hospital Nacional "Simão Mendes" disse, na ocasião, que alguns pacientes vítimas do incêndio de Bafatá deverão começar a receber alta brevemente.

RSM: 05. 03. 2026




Primeiro-Ministro Ilídio Vieira Té visitou esta manhã o aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

 











42 civis mortos e quase 120 mil deslocados numa semana de guerra entre Paquistão e Afeganistão

Um soldado talibã destacado para a defesa antiaérea após um bombardeamento paquistanês na província afegã de Nangarhar, a 28 de Fevereiro de 2026. © Stringer / REUTERS

Após meses de incidentes isolados, o Paquistão e o Afeganistão estão em conflito há uma semana, depois de o Afeganistão ter lançado na passada quinta-feira uma ofensiva fronteiriça em resposta aos ataques aéreos do Paquistão que, entretanto, declarou a "guerra aberta" às autoridades talibãs.

Islamabade bombardeou nomeadamente a capital afegã, Cabul, a antiga base americana de Bagram e Kandahar, cidade do sul onde reside, recluso, o chefe supremo dos talibãs afegãos, Hibatullah Akhundzada.

Desde então, de acordo com dados fornecidos na passada terça-feira pela delegação da ONU no Afeganistão, pelo menos 42 civis foram mortos e 104 ficaram feridos, incluindo crianças.

Nesta quinta-feira, as Nações Unidas referiram ainda que os confrontos fronteiriços entre o Afeganistão e o Paquistão causaram cerca de 115 mil deslocados do lado afegão e 3 mil do lado paquistanês.

Segundo Islamabade, mais de 430 soldados afegãos foram mortos no espaço de uma semana. Já de acordo com Cabul, mais de 25 soldados afegãos foram mortos nestes últimos dias, as autoridades afegãs estimando ainda em cerca de 150 o número de militares mortos do lado paquistanês. Dados por enquanto impossíveis de verificar de forma independente.

Pelo menos um dos centros da agência das Nações Unidas na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, "sofreu danos colaterais significativos", disse a Organização Internacional das Migrações.

Além de provocar a interrupção da ajuda humanitária aos afegãos que regressavam do Paquistão, os combates também levaram à suspensão da ajuda alimentar de emergência no país, afectando cerca de 160 mil pessoas num país que já enfrenta uma crise alimentar, sublinhou hoje o Programa Alimentar Mundial.

Recorde-se que no centro das tensões está a questão dos talibãs paquistaneses que após serem expulsos do Paquistão, apoiaram os talibãs afegãos nestas últimas décadas. De regresso agora ao seu país de origem, depois de serem afastados por Cabul, eles são acusados de desestabilizar o Paquistão, com Islamabade a pontar um dedo acusador ao seu vizinho.

Outro ponto de crispação motiva igualmente o conflito actualmente vigente. A Linha de Durand, o nome da fronteira de 2600 quilómetros estabelecida no século XIX pelo Império Britânico e que separa os dois países, nunca foi reconhecida pelo Afeganistão desde a independência do seu vizinho e tem estado na raiz de constantes incidentes entre os dois países.

05/03/2026

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social organiza, de 5 a 8 de março, uma jornada alusiva ao Dia Internacional da Mulher, sob o lema “Liderança Feminina: impacto na economia e no desenvolvimento”. A abertura é presidida pela ministra Assucénia Donate de Barros

 














CNT (Conselho Nacional de Transição) aprova 3 projeto-leis de Convenções Internacional da economia e finanças:


1. Regulamento de micro-finanças,
2. Regulamento bancário
3. Lei de luta contra branqueamento de capitais, financiamento de terrorismo e, purificação de armas de destruição em massa.
IM/FA 03.03.2026

«MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA» O Ministério da Saúde apreendeu, nas últimas semanas, vários medicamentos à venda a céu aberto, no âmbito da sua atividade de inspeção das atividades em saúde.



O anúncio foi feito esta quarta-feira 25/02/2026 pelo Inspetor-Geral da Saúde, Abdalaha Umaro Candé, sublinhando que os medicamentos, muitos deles fora do prazo de validade e à venda em condições inapropriadas, foram apreendidos no leste do país, em Cambaju, nas zonas fronteiriças com o Senegal.

O trabalho foi desenvolvido pelo departamento da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), que procede a fiscalização documental.

No entanto, de acordo com Inspetor-Geral, esta atividade de fiscalização foi feita, nesta primeira fase, às farmácias.

À próxima fase, segue-se à inspeção às clínicas, consultórios médicos, e casas de acolhimento.

Por" gabinete de Comunicação Minsap GW.

Ministro Florentino Mendes Pereira acompanha fase final das obras aeroportuárias


No dia 04 de março de 2026, o Ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Sr. Florentino Mendes Pereira, efetuou uma visita de acompanhamento às obras em curso no setor aeroportuário, no quadro do seguimento das ações de modernização das infraestruturas nacionais.

A visita contou com a presença do Diretor-Geral da ASECNA, acompanhado da sua delegação. Da parte do Ministério, integraram igualmente a comitiva o Chefe de Gabinete e o Secretário-Geral. Estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau e o Diretor-Geral da Direção Geral de Viação e Transportes Terrestres.

As obras encontram-se em fase final de execução, registando avanços significativos, estando a entrega e inauguração previstas para o dia 13 de março de 2026.

Na ocasião, o Ministro visitou igualmente a torre da ASECNA, cuja construção também se encontra bastante avançada, refletindo o empenho do Governo no reforço da segurança da navegação aérea e na melhoria contínua dos serviços aeroportuários na Guiné-Bissau.

Ministério dos Transportes e Comunicações