quarta-feira, 10 de abril de 2024

Visita a Bissau: CAF PROMETE AJUDAR A FEDERAÇÃO NACIONAL A DESENVOLVER O FUTEBOL NA GUINÉ-BISSAU

O Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, que se encontra de visita ao país pela primeira vez, disse esta quarta-feira, 10 de abril de 2024, que a organização que dirige está disponível para ajudar a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) a desenvolver o futebol do país.

O multimilionário sul africano que dirige a CAF, chegou esta manhã a Bissau para uma vista de alguma horas, tendo sido recebido no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, pelo presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira.

Motsepe assegurou que a Guiné-Bissau dispõe de talentos futebolísticos, por isso disse estar orgulhoso pelo trabalho que está a ser desenvolvido neste momento pela direção da federação nacional de futebol.

“Estamos disponíveis para trabalhar conjuntamente com a FFGB no sentido de desenvolver o futebol nacional, porque a Guiné-Bissau tem talentos excecionais em termos de futebol”, disse.

“Estou muito orgulhoso pelo trabalho que está a ser desenvolvido pelo presidente da FFGB e pela atual liderança do futebol nacional”, afirmou Motsepe.

O presidente da CAF, que efetua visitas aos vários países africanos com o objetivo de inteirar-se do futebol dos seus associados, assegurou que a CAF vai ajudar a FFGB criar centros de formação para atletas que futuramente servirão a Guiné-Bissau.

“Um dos desafios da CAF é trabalhar junto com a FFGB para colocar o futebol no alto nível em relação aos outros países africanos”, acrescentou.

Relativamente às infraestrutura, Motsepe promete inteirar-se dos recintos desportivos e apoiar a Guiné-Bissau a ter estádios com padrões da FIFA e CAF, entidades que gerem o futebol no Mundo e na África.

Motsepe transmitiu ao presidente da FFGB, o desejo de ver novamente a Guiné-Bissau a qualificar-se no Campeonato Africano das Nações (CAN) que vai decorrer em Marrocos em 2025.

Salienta-se que o presidente da CAF, Patrice Motsepe, reuniu-se com um grupo dos clubes filiados na FFGB, mas O Democrata notou a ausência dos clubes que têm criticado a gestão da liderança do presente da FFGB.
Depois do encontro com os clubes, o presidente da CAF encontrou-se com o ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes. Após o encontro, o presidente da CAF visitou o estádio nacional 24 de setembro em Bissau.

O Democrata soube ainda que o presidente da CAF, Patrice Motsepe terá encontro com o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló na Presidência da República no centro da cidade de Bissau.

Antes de chegar a Bissau, Patrice Motsepe esteve na Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe. Depois da Guiné-Bissau, o presidente da CAF vai seguir-se para o Reino de Marrocos.

Recorde-se que o magnata sul-africano da mineração, Patrice Motsepe, foi eleito presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), em 2021.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário