terça-feira, 16 de abril de 2024

Mahamat Idriss Déby: «Sou candidato à Presidência do Chade»

Mahamat Idriss Déby, Presidente da transição chadiana. © RFI

As eleições presidenciais no Chade decorrem a 6 de Maio. Entre os candidatos consta Mahamat Idriss Déby, filho do antigo Presidente Idriss Déby Itno que faleceu a 20 de Abril de 2021.

Três anos após a morte de Idriss Déby Itno, as eleições vão se realizar após um período de transição em que Mahamat Idriss Déby assumiu interinamente os comandos do país.

Na corrida para as eleições presidenciais do Chade figuram 10 candidatos, entre eles Mahamat Idriss Déby, Presidente da transição chadiana, e Succès Masra, primeiro-ministro.

Para além dos favoritos, de notar igualmente a presença de Albert Pahimi Padacké, antigo primeiro-ministro, e uma única mulher, Lydie Beassoumda.

Todos os candidatos estão em campanha desde 14 de Abril.

Pela primeira vez desde o seu último discurso em Moscovo a 24 de Janeiro, num encontro com o Presidente russo Vladimir Putin, o Presidente da transição chadiana abordou o tema das eleições na RFI - Rádio França Internacional - e no canal televisivo, France 24

«Primeiro importa saber-se que sou um candidato. Tenho um programa, ambicioso, que vou apresentar ao povo chadiano. Agora compete ao povo chadiano decidir, mesmo se estou confiante relativamente ao meu programa, isto em relação aos actos que fiz. Os chadianos sabem que sou um homem de acção, sou um homem de palavra. Se for eleito, vou fazer o meu mandato de cinco anos. No fim do meu mandato, compete ao povo julgar-me. No que diz respeito a se tratar de uma dinastia, a nossa Constituição é muito clara : um candidato não pode fazer mais de dois mandatos sucessivos. E quero confortar o povo chadiano, que eu vou respeitar e todos vamos respeitar a Constituição que foi votada e adoptada pelo povo chadiano», afirmou Mahamat Idriss Déby, numa entrevista concedida a Christophe Boisbouvier e a Marc Perelman.

Mahamat Idriss Déby é o candidato do partido Movimento Patriótico da Salvação - MPS -, enquanto o candidato da oposição, Succès Masra, faz parte do partido os Transformadores - LT.

Recorde-se que Idriss Déby Itno faleceu a 20 de Abril de 2021, menos de dez dias após a sua quinta reeleição.

Idriss Déby Itno foi abatido em confrontos com a Frente pela Alternância e Concórdia no Chade - FACT -, que discordava da nova reeleição do Presidente.

A 6 de Maio, o Chade terá um novo Presidente eleito.

A pré-campanha ficou marcada pela violência e pela morte, em confrontos com a polícia, de Yaya Dillo, o principal opositor no final de Fevereiro.

Mahamat Idriss Déby garantiu que uma investigação internacional independente seria levada a cabo.

Por: Marco Martins
Conosaba/rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário