terça-feira, 9 de abril de 2024

«10/04/2024» "BLOGUE CONOSABA DO PORTO" VEM POR ESTE MEIO, DESEJAR Á TODOS FIÉS MUÇULMANOS DO MUNDO 'UM BOM RAMADÃO'

O que é o Ramadão e quais as suas origens?

O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico, onde os muçulmanos praticam um ritual de jejum – todos os dias desse mês abstém-se de comer, beber, fumar ou ter relações sexuais desde que o sol nasce até que o sol se põe. A data de celebração varia todos os anos mas tem sempre a duração de 29 ou 30 dias.

Simbolicamente, é o mês em que os muçulmanos acreditam que as escritas do Corão foram reveladas, por fases, a Maomé, o último profeta do Islão. 

É por isso uma celebração do próprio livro sagrado do Islão, que guia os crentes na forma de viver.

O jejum obrigatório aparece assim como uma forma de disciplina espiritual e de auto-controlo profundo, que prova aos crentes que podem mandam nas suas próprias paixões e desejos e que podem alcançar grandes feitos se resistirem aos desejos mundanos e superficiais. Com a disciplina pretende-se também que os muçulmanos agradeçam a Deus as bênçãos que lhes foram concedidas – pela privação chega-se à apreciação daquilo que se tem.

O Ramadão é também a altura perfeita para reconciliações antigas, independentemente das suas religiões e crenças. É um tempo de renovação da fé, de caridade, de fraternidade e de valorização da família. Durante este mês pede-se aos crentes que tenham uma maior proximidade aos valores sagrados, uma leitura mais assídua do Corão, que vão mais vezes à mesquita, e que mantenham uma atitude de correção pessoal e auto-domínio.

A palavra Ramadão tem origem na palavra árabe ‘ramida’, que pode significar “calor severo”, “terra queimada” ou “falta de provisões”, possivelmente pelo facto de se ter celebrado este jejum pela primeira vez durante aquele que foi o mês mais quente do ano. No sentido figurado, a palavra ‘Ramadão’ refere-se a um ritual de queimar os pecados, tal como o sol queima a terra.

Conosaba/observador.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário