Muitos são os motivos que levam os partidos políticos que ganham as eleições com a maioria que não lhes permite proceder a reformas profundas estruturantes, que requerem dois terços dos votos dos deputados em efetividade de funções, a procurarem alianças para ultrapassar este handicap.
Se isso é verdade, na história política recente da Guiné-Bissau, tal estratégia nunca atingiu os objetivos almejados, porquanto os partidos convidados a celebrar essa aliança, muitos dos quais não ganham eleições mas saem sempre como os mais beneficiados, por ganância, fazem exigências de pastas como se tivessem ganho as eleições.
Outras vezes, esses partidos mudam de estratégia, abandonando a aliança, indo juntar-se ao campo adversário para conspirar a fim de afastar do exercício do poder, de forma inconstitucional e ilegal, o partido anfitrião, isto é, aquele partido que de início tinha sido recebido de braços abertos e a custa de grandes sacrifícios, e formar “geringonçadas”.
Estamos nas vésperas da investidura dos deputados eleitos no escrutínio de 4 de Junho passado, o que se seguirá à nomeação do Primeiro-ministro e do governo que vai liderar.
O PAIGC tem vivido experiências muito amargas nos últimos anos, porque os seus direitos foram violados em várias ocasiões, com a confiscação das suas vitórias nas eleições, através de derrube abusivo, inconstitucional e ilegal dos seus governos legítimos, sujeira em que alguns partidos, especialistas nestas jogadas, sempre participaram.
O Presidente da República, essa tese veio depois a ser colaborada pelo líder do MADEM G15, afirmou publicamente que o partido vencedor com os seus 54 deputados que constituem a maioria, devia governar e a oposição fazer o seu papel de oposição, colaborando mas fiscalizando rigorosamente a ação governativa.
Posso não concordar com muita coisa que por aí se diz, mas para mim este é melhor conselho que a coligação recebeu e que devia seguir à letra. Porque aliar-se com um ou grupo de partidos que não sabemos se irão fazer companhia à coligação até ao fim da legislatura ou não, constitui um grande risco, porque ao nível do PAIGC, neste particular, foi por várias vezes traído.
O Guineense de hoje gosta de ver tudo NEGRO, mas eu confio plenamente nas palavras do líder do MADEM G15, que publicamente manifestou o seu apoio no hemiciclo para viabilizar todos os projetos de lei (reformas) que tenham em conta os interesses do povo e promovam a estabilidade e a paz no país.
Por isso, e para frisar as palavras do Ba Quecuto, “a coligação não precisa de bengala para governar”, porque ganhou as eleições com uma maioria absoluta de 54 deputados no universo dos 102 de que o parlamento é composto.
O meu humilde apelo é de que, embora preocupado com o hoje e o amanhã da minha geração, o próximo governo se entenda com o Presidente da República (não obstante o plasmado na CRGB, nr 2 do art. 59, sobre a separação e independência dos órgãos de soberania e na subordinação de todos eles à Constituição), trabalhando na complementaridade, para continuar esta dinâmica iniciada, mas que infelizmente não tem havido a devida correspondência por parte de um governo cujo desempenho deixa muito a desejar, salvo a diplomacia, um sector de que todos se devem orgulhar.
Muito cuidado com as alianças que venham provocar dissabores no seio da coligação, sobretudo no PAIGC, porque não seria justo não recompensar aqueles militantes, bons e experientes quadros que tornaram esta vitória possível, favorecendo um suposto aliado que, a qualquer momento, pode saltar do barco, porque habituado a trair.
A última palavra cabe sempre a direção da coligação, mas a voz dos militante, aquele que mais se sacrifica, nas bases, para a obtenção dos resultados planeados, também deve ser tida em consideração. Daí, esta chamada de atenção, sob a forma de modesta contribuição.
ESTA EQUIPA ESTA REPLETA DE ESTRELAS (MESSI, MBAPE, R7, JJ OKOCHA, DROGBA, ETO FILS, ARNALDO (REI), CIRO, BOBO, LAY, cota INUSSA BALDE, Mbum teck Mbum teck, ETC.,
POR ISSO, COMO DISSE O LIDER DSP, OS SEUS PLAYERS DEVEM ESTAR VESTIDOS DE FATO MACACO PORQUE O POVO ESTA A ESPERA DOS RESULTADOS, COM SEUS DOIS CARTOES DE ELEITOR A MAO, VERMELHO E AMARELO.
VIVA A COLIGAÇAO!
VIVA O PROXIMO PM
VIVA A COABITAÇAO!
DEUS ABENÇOE A GUINE-BISSAU
Por: yanick Aerton
Sem comentários:
Enviar um comentário