segunda-feira, 12 de agosto de 2024

“SITUAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS INFRAESTRUTURAS DO AEROPORTO DE BISSAU CONSTITUIU RISCO À SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL”, ministro dos Transportes


O ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital afirmou, hoje, que as autoridades nacionais estão empenhadas nos trabalhos para elevar o nível da segurança operacional do aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em conformidade com os padrões internacionais.

A confiança do governante foi dada esta sexta-feira (09-08), no âmbito da 21ª Sessão da Reunião do Comité de Gestão da Delegação das Atividades Aeronáuticas Nacionais da Guiné-Bissau.

De acordo com José Carlos Esteves, que tutela os serviços aeroportuários do país, a situação de degradação de algumas infraestruturas do aeroporto de Bissau, constituiu um risco à segurança da aviação civil internacional.

“Ciente da situação de degradação profunda de algumas infraestruturas aeroportuárias do aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau, que de facto constitui um risco a segurança de aviação civil internacional”, reconhece o governante garantindo que estão a trabalhar fortemente para elevar o nível da segurança operacional do aeroporto e de conformidade com os padrões e práticas recomendadas da Organização de Aviação Civil Internacional (ICOA).

Para a erradicação de todos estes problemas que ainda prevalecem e que afetam o sector aeronáutico, segundo diz o ministro dos Transportes, é necessário executar alguns projetos.

“Para a erradicação definitiva de todos estes problemas que ainda prevalecem e que afetam o sector aeronáutico, é necessário executar os dois grandes projetos: primeiro, estabelecimento da parceria entre o Estado da Guiné-Bissau e a empresa SUMMA, da Turquia, que resultou na assinatura de contrato baseado no modelo: Build, Operate and Transfer (BOT), para ampliação e modernização das infra-estruturas do aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau e o segundo no âmbito da Convenção de Dakar, a Guiné-Bissau como Estado membro de Agência para Segurança de Navegação Aérea (ASECNA) e no quadro do programa de serviço e equipamento de ASECNA, beneficiou de um financiamento para o projeto de construção de uma nova Torre de Controlo e um novo edifício técnico para albergar os equipamentos de navegação aérea”.

Em termo de balanço das atividades e situação dos projetos em curso neste momento no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, José Esteves, considera-o positivo tendo em conta os resultados já obtidos.

No que se refere ao encontro, o governante mostrou-se confiante de que as resoluções e as recomendações saídas desta vigésima primeira (21ª) sessão, vão servir como guia para a delegação de ASCENA a melhor, projetar e perspetivar o restante exercício.

Por: Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário