O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, anunciou ontem, quinta-feira, que não participará numa reunião agendada com o presidente Donald Trump na semana que vem, depois de o presidente norte-americano ter assinado uma ordem executiva na quarta-feira, iniciando o processo de construção de um muro na fronteira com o México.
A reunião cancelada estava marcada para 31 de janeiro e seria o segundo frente-a-frente de Trump com um líder estrangeiro na Casa Branca, com a agenda incluindo o muro de fronteira e uma renegociação do NAFTA – duas promessas-chave da campanha do novo Presidente.
Peña Nieto tem sido um forte crítico do muro da fronteira, e repetidamente afirmou que seu país se recusaria a pagar a sua construção.
A Casa Branca reafirmou a posição de Trump, que garantiu esta semana que o México pagaria pelo muro apesar dos protestos. Trump pediu ao Congresso para financiar a construção inicial enquanto luta para encontrar uma maneira de forçar o país a pagar.
Ontem, quinta-feira, Peña Nieto publicou um vídeo dirigindo-se aos cidadãos mexicanos onde critica fortemente Trump.
Trump respondeu no Twitter, no mesmo dia, sugerindo que “seria melhor cancelar a próxima reunião” se Peña Nieto se opõe a pagar o muro.
Conosaba com © e-Global
Sem comentários:
Enviar um comentário