A Direcção-Geral de Viação e Transportes Terrestre pretende iniciar uma campanha de sensibilização e divulgação de códigos de estrada para evitar os vários desmandos nas vias públicas.
A intenção desta instituição vem no âmbito das preocupações manifestadas pela Rádio Sol Mansi sobre os perigos que constituem os camiões de grandes portes que transportam inertes e outros materiais sem respeitar o limite estipulado pelo código de estrada.
O presidente da comissão técnica de automobilismo Luís Filipe Mendes que falava só a Rádio Sol Mansi, diz que a sua instituição conta com um apoio de Banco Mundial para iniciar a sensibilização e posteriormente aplicar coimas aos infractores.
“ (…) O que temos que fazer é a fiscalização, porque o actual código de estrada foi insuficientemente divulgada e próprio fiscalizador da viação não o conhece. Solicitamos o apoio do Banco Mundial no programa de divulgação de códigos de estradas para depois avançarmos com a vertente fiscalização, aplicação de coimas porque muitas coisas faltam aos nossos fiscalizadores e polícias de trânsitos nas vias públicas”, afirmou Luís Felipe.
Quanto ao transporte de inertes, “ todos constituem perigos para viatura que vem logo a seguir. Mesmos lixos constituem perigos, por isso, o código de estrada determina que veículos que transportam inertes devem estar cobertos”.
No transporte de mercadoria, segundo Luís Filipe, não é permitido que as mercadorias transportadas saem fora do contorno envolvente do veículo.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário