A Câmara Municipal de Bissau (CMB) anunciou esta quinta-feira, 09 de fevereiro de 2022, a reabilitação do mercado de Bairro Militar, periferias de Bissau, sem especificar a data para o início dos trabalhos.
O anúncio foi tornado público pelo presidente da CMB, Luís Simão Enchama, depois de uma visita aos mercados de Caracol, que já se encontra na sua fase final de construção de raiz, e do Bairro Militar, cuja reabilitação foi anunciada.
O responsável da edilidade de Bissau realçou a necessidade de melhorar as condições dos mercados, sendo locais de trocas comerciais e porque são lugares onde muitas pessoas exercem as suas atividades económicas para garantir o pão de cada para sustentar as suas famílias.
Enchama sublinhou que a CMB tem a responsabilidade de melhorar as condições dos mercados, anunciando que a política aplicada no mercado de Caracol será aplicada no de Bairro Militar, ou seja, reter 150 francos CFA cobrados a cada utente (vendedor) e reverter o valor na compra de materiais necessários para a reabilitação de mercado.
“A partir desse momento, anunciaremos a data do início dos trabalhos de reabilitação do mercado de Bairro Militar”, assegurou.
Enchama assegurou que o trabalho será feito em colaboração com o presidente dos retalhistas, com todos os seus representantes e todas as associações afetas ao mercado de bairro militar a fim de se fazer um trabalho eficaz.
“É preciso envolver associações do bairro para darem também as suas contribuições”, advertiu.
Luís disse esperar que o sonho e a orientação superior sobre a reabilitação do mercado de bairro militar sejam concretizada.
Sobre o recenseamento dos estabelecimentos comerciais de Bissau em curso, Simão Enchama apelou aos feirantes que têm cacifos a colaborarem, para garantir o maior controlo.
Presente no ato, o inspetor-geral do Ministério de Administração Territorial e Poder Local, Nelson Bamba, sublinhou que o objetivo da visita é constatar in loco a estado em que se encontram os mercados.
“Constatamos que o mercado está superlotado e o espaço está muito apertado e não oferece condições normais para que os utentes possam continuar a vender, devido à saúde pública.
Bamba realçou que a ideia da reabilitação dos mercados de Bissau é uma nova visão que o Ministério da Administração Territorial e a CMB, entidade responsável pela gestão da cidade de Bissau, estão a implementar, reabilitando e construindo novos mercados de Bissau com recursos internos.
Nelson Bamba explicou que usaram uma política de “reter” receitas próprias dos mercados para depois usá-las para a reabilitação e construção dos mercados, dependendo do estado de cada mercado.
Por: Carolina Djemé
Fotos: C.D
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário