António Nhaga, foi reconduzido este sábado, 5 de junho de 2021, Bastonário da Ordem dos Jornalistas para três anos do mandato, com 37 votos a favor, zero votos nulo, zero abstenção, zero votos branco.
O evento foi realizado na “Casa de Direito” em Bissau no qual António Nhaga foi único candidato à sua própria sucessão, encabeçando a lista verde. Após a proclamação dos resultados, Nhaga disse que a Ordem terá como meta nos próximos três anos mais jornalistas qualificados na Guiné-Bissau.
O também diretor-geral do jornal O Democrata entende que um profissional da comunicação social sem uma formação adequada do ponto de vista técnica, estética e da ética, contribuirá para que o jornalismo seja desmerecido em todo territorio nacional.
António Nhaga defendeu que, para o bem-estar da profissão, os jornalistas devem assumir a transparência como o valor ético inegociável no exercício das suas atividades jornalísticas, face à constante “guerrilha” informativa que está a contribuir para a polarização da sociedade.
O bastonário disse que para o jornalismo guineense assumir a ética como valor da transparência na produção de notícias é preciso que os membros da ordem dos jornalistas sejam transparentes na sua ação de autorregulação do jornalismo.
Por seu lado, o presidente da Comissão Organizadora de Eleições, Alfredo Mária Gomes disse que sem um modelo de negocio é impossivel mudar atual tendência do jornalismo que se pratica neste momento.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto:: A.A
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário