O Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros alerta a Camara Municipal de Bissau na necessidade cortar as árvores ao longo da avenida principal como forma de evitar estragos no período da chuva
Na entrevista exclusiva à RSM, o Porta-Voz dos Bombeiros, Francisco Correia, chama ainda a atenção das pessoas nos perigos na época chuvosa em relação às árvores perto das casas onde muitas vezes fios eléctricos são pendurados, aos buracos nos passeios e valetas cheios de lixos.
Francisco disse que no ano passado foi iniciada uma campanha de cortes de árvores na avenida e, no entanto, a CMB (como dono da cidade) não deu continuidade dos trabalhos.
“No ano passado arrancamos mais uma campanha junto com o nosso serviço começamos em frente ao hospital Nacional Simão Mendes cortamos algumas árvores (…) até então as mangueiras estão no mesmo local e não tem quem vai dar seguimento para tentar cortar tendo em conta o perigo que constitui à população e as viaturas estacionadas ao longo da avenida. Se é possível queremos acabar com aquelas mangueiras”.
Na mesma entrevista á RSM, o responsável dos Bombeiros, Francisco Correia, falou dos perigos dos fios eléctricos pendurados nas árvores nos deferentes bairros.
“Durante as chuvas as valetas ficam cheias de água e não se pode saber onde começa e onde termina. Muitas pessoas foram arrastadas incluindo crianças e idosos e só depois os cadáveres são encontrados. É um perigo para nós, porque a maioria das valetas não são cobertas. O outro aspecto negativo são os fios com corrente eléctrica pendurados nas árvores quando cai um ramo o fim cai junto e a corrente fica no chão e já matou várias pessoas”, alerta.
Camara Municipal de Bissau
Entretanto, a Direcção do Saneamento Básico da Camara Municipal de Bissau promete organizar e preparar grupo de pessoas para começar a redução de ramos das mangueiras ao longo da avenida Pansau na Isna e nos diferentes bairros da capital Bissau.
Numa entrevista exclusiva à RSM, sobre os planos de actividades para o período chuvoso, João Ntchama, confirma que o tamanho da mangueira representa um perigo à população.
Em relação as árvores nos bairros de Bissau, o Director de Saneamento Básico da CMB, João Ntchama, promete criar uma brigada conjunta com os Bombeiros de Bissau para redução das referidas árvores.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário