domingo, 10 de fevereiro de 2019

ONTEM, ALY HIJAZY, SECRETÁRIO NACIONAL DO PAIGC ESTEVE COM MILITANTES, SIMPATIZANTES E A COMUNIDADE GUINEENSE NO PORTO PARA DEBATER ASSUNTOS RELACIONADOS COM RECENSEAMENTO ELEITORAL E, SOBRE ELEIÇÕES QUE SE AVIZINHAM NA GUINÉ-BISSAU

O encontro programado para às 15 horas, veio iniciar só às 17h e 45 m! Apesar de atrasos, o encontro correu muitíssimo bem. 


Ontem, sábado, dia 09 de fevereiro de 2019, a Comissão Política do PAIGC, no Porto e a Comissão Política do Aveiro, juntos organizaram um grande encontro na Cooperativa dos Pedreiros, sito na rua Dom João IV — Porto com os militantes do Partido, simpatizantes e a comunidade, em geral residente no grande (área) do Porto para debaterem profundamente questões factuais e relevantes do País.

A Comitiva 

O encontro contou com a participação especial do Secretário Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Dr. Aly Hijazy, Dr. Rui Ribeiro, Presidente da Comissão Política em Portugal, jovem Denilaide Miguel da Cunha, Membro de Comité Central do Partido, Secretário-Geral de JAAC em Portugal e Responsável para Formação de Assuntos Ideológicos do PAIGC, Mariama Seide Dias, Membro de Comité Central, Membro Conselho Nacional de UDEMU e Responsável Regional de Comissão Política para Diáspora em Portugal, Aldonça Gomes Ramos, candidata a Diáspora — Círculo 23 -Europa, Carlos Djamanca, Membro de Comissão Política em Lisboa e mais 4 Camaradas da Comissão Política do PAIGC em Lisboa



Música e Lanche não faltou para todos os presentes.

Dr. Rui Ribeiro, Presidente da Comissão Política em Portugal, apresentou-se ao público e pediu desculpas pelo atraso, enalteceu a presença do Dr. Aly Hijazy, Secretário Nacional do Partido, tal e qual como fez na outra altura com a Dra. Odete Semedo, Ex-Ministra da Educação da Guiné-Bissau, Membro de Bureau Político do PAIGC, 2a Vice-Presidente do Partido e Coordenadora para Eleições Legislativas do Partido. 

Dr. Rui Ribeiro agradeceu a presença de todos e disse em detalhes o motivo da vinda da representação do partido para cidade invicta/ Porto e, em seguida pediu para que, cada um apresenta-se na mesa de honra. 

Anunciou ordem do trabalho: 

1 — Apresentação de programa eleitoral do Partido 

2 — Estratégia para a campanha eleitoral em curso 

3 — diversos 

Necas Pires, a Presidente da Comissão Política do PAIGC, no Porto deu Boas-vindas aos presentes, agradeceu ao antigo Presidente Aly Said Aly pela colaboração para que, o encontro fosse possível e, iniciou os trabalhos gritando: viva PAIGC e Viva a Guiné-Bissau.

Dr. Rui Ribeiro, Presidente da Comissão Política em Portugal fez um balanço geral e criticou fortemente como decorreram o recenseamento eleitoral em Portugal. Disse que, o partido está ponderar apresentar uma queixa (crime) contra a Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal, por este ter boicotado o processo de ato eleitoral! 

Disse que, fez várias diligencias junto a Embaixada para que os guianenses do Norte de Portugal se recensearem e não conseguiu!

Perguntou: como é possível recensear-se só 2206 eleitores em Lisboa e 6.200 eleitores na Diáspora?

Secretário Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Aly Hijazy sem muitas fintas fez um belo discurso em crioulo. Mas, antes observou que, o encontro estava muito morno! 

Gradualmente o encontro subiu de tom, aqueceu até demais!

Pediu a sala para que em voz alta dissessem com ele o lema da campanha do partido: “Viva PAIGC, PAIGC hy força do Povo, vota PAIGC pa terra ranka um bias, pa sol yardy pa tudo djintis”. Dr. Aly Hijazy afirmou que o PAIGC não está divido de momento, coeso e mais forte para embate político que se avizinha. “PAIGC não nasceu para resolver problemas individuais, mas sim problemas do coletivo”, disse o Secretário Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.


Denilaide Miguel da Cunha, Membro de Comité Central do Partido, elogiou e valorizou bastante o trabalho feito pela Comissão Politica do PAIGC em Aveiro, liderado por antigo jogador do UDIB, João Carlos.


João Carlos

Jovem, muito talentoso, Denilaide Miguel da Cunha, Membro de Comité Central do Partido, Secretário-Geral de JAAC em Portugal e Responsável para Formação de Assuntos Ideológicos do PAIGC apresentou o programa do partido resumidamente em 4 eixos:



Eixo 1

Consolidar o estado de direito democrático, promover a boa governação e reformar as instituições do estado.

Eixo  2
Promover o crescimento económico e a redução da pobreza.

Eixo 3
Promover o desenvolvimento e a valorização dos recursos humanos.

Eixo 4
Redinamizar a política externa, a integração regional e o enquadramento dos Guineenses no Estrangeiro,

Debate
intervenientes: 

- Dr. Óscar Ambrósio

- Pate Cabral Djob, administrador do Blogue Conosaba do Porto

- Mussá Cambaio, antigo futebolista guineense

Foi muito bom o encontro, os nossos políticos deveriam vir mais vez ao Porto.

Conosaba do Porto




































Sem comentários:

Enviar um comentário