13/6/1974 - Bissorã- Cabá Santiago ao meio, à sua esquerda o comandante do PAIGC da zona de Maqué, Joaquim Tó, que veio até Bissorã com um grande grupo de guerrilheiros.
Bissau,20 Abr 16 (ANG) – O Governo, em colaboração com a Missão Militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB) e Equipa Medica Chinesa lançou hoje uma campanha de consultas e tratamentos médico gratuitos aos Combatentes da Liberdade de Pátria (CLP).
A propósito desta iniciativa, o Ministério da Saúde organizou uma cerimonia, presidida pela sua titular, Cadi Seidi que na ocasião agradeceu a presença dos técnicos de saúde do Hospital Militar, de alguns médicos e enfermeiros afectos ao Hospital Simão Mendes que apesar de estarem em greve aceitaram participar na campanha.
A campanha, segundo a ministra, enquadra-se no cumprimento do Plano Estratégico “Terra Ranca” e tem por objectivo minimizar as dificuldades das pessoas que deram as suas vidas para a libertação do país.
A campanha terá duração de três dias e incidirá sobre o tratamento de casos de Oftalmologia, Neurologia, Cirurgia.geral, Ginecologia, Ortopedia, Urologia e Medicina geral.
A governante que lembrou que é da responsabilidade do executivo garantir uma boa saúde ao povo guineense e, particularmente à veteranos da luta armada, indicou que a presente campanha será extensiva às regiões.
Cadi Seidi anunciou a construção de uma farmácia onde os combatentes passarão a adquirir medicamentos à preços acessíveis .
Na ocasião, um representante dos CLP, Mamadu Sambú mostrou-se satisfeito com a iniciativa e agradeceu os médicos nela envolvidos.
Mamadu Sambu revelou que vários companheiros seus padecem de graves problemas de saúde mas não conseguem tratar-se , por falta de dinheiro, pelo que exortou ao governo a promover acções desta natureza regularmente.
ANG/LPG/JAM/SG/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário