quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

«DESENVOLVIMENTO RURAL NA GUINÉ-BISSAU» "ADPP/GB BENEFICIA MAIS DE 300 MIL POPULARES EM OIO, CACHEU E QUINARA", DIZ SEU DIRECTOR NACIONAL


Bissau, 04 Dez 14 (ANG)- Os projectos que a Organização Não-governamental , “ADPP Guiné-Bissau” implementa no país, beneficiam mais de 318 mil pessoas nas Regiões de Oio, Cacheu e Quinara (concretamente, no sector de Empada).

Estes números foram avançados pelo seu Director nacional, em entrevista exclusiva esta quinta-feira em Bissau à ANG, quando fazia o balanço do desempenho da sua organização durante este ano e as perspectivas para 2015.

De acordo com Asger Pedersen Nyrup, actualmente a ADPP intervém nestas localidades, nos domínios educativo, sanitário/higiene, agrícola e segurança alimentar, energia renováveis…para desenvolvimento local e na venda de roupas usadas para angariação de fundos que contribuem na “sustentabilidade económica” da organização em prol das populações.

No sector da educação, este responsável disse que a ADPP tem dois “programas contínuos” em Bissorã, na região de Oio e outro, na localidade de Bachil, Sector de Cacheu.

Sobre a chamada “Escola Vocacional”, criada em 1996, em Bissorã, informou que funciona em regime de internato, na formação profissional dos jovens, nos domínios de agricultura, construção civil, comércio, electricidade e canalização.

A referida escola tem capacidade para albergar 90 estudantes por ano, tendo já graduado 1100 pessoas, até a presente data.

Segundo este responsável, os formandos para além do ensino, levam a cabo acções voluntárias em prol da comunidade, tais como a limpeza da cidade e a promoção de campanhas de sensibilização sobre o VIH/SIDA.

O outro programa na área do ensino, segundo Asger Nyrup, consiste na formação de professores de ensino básico (primeiro e segundo ciclos) para as zonas rurais e semi-rurais, desde 2012, através da escola criada para o efeito na vila de Bachil, sector de Cacheu, norte do país.

“A escola forma docentes durante três anos e também funciona em regime de internato, com programas escolares durante todo o ano e com uma capacitação acessória nos microprojectos nos sectores agrícolas, alfabetização, activismo sanitário, comunicação e de igualdade de género, com vista a poiar as comunidades onde irão leccionar”, disse.

Nas suas palavras, esta dupla função de ensino e de assistência à comunidade, por parte do professor, justifica-se, porque muitas das vezes, nas zonas rurais, uma das poucas pessoas com saber, é ele.

“Temos neste momento 80 estudantes em formação, tendo o primeiro grupo de 40 iniciado o curso em Fevereiro de 2012 e que será graduado em Janeiro de 2015”, explicou.

Segundo este responsável, graças a um acordo com a União Europeia, este Centro de formação iniciou em Agosto do ano passado uma acção de formação dos 40 restantes que concluirão o curso em Julho de 2016, com o objectivo principal de melhorar o funcionamento do ensino básico na região de Cacheu.

Para além da formação de professores, segundo o Director Nacional da ADPP/GB, este programa tem igualmente, a componente de intervenção em 55 escolas desta região nomeadamente, no melhoramento das suas condições de higiene, abastecimento em água e saneamento, capacitação dos professores, em parceria com a organização FEC e na alfabetização, até neste momento, de 1200 mulheres, no ensino para a prevenção da SIDA e na formação para a melhoria da nutrição.

Como efeito secundário deste programa, segundo este responsável foram construídos cerca de 35 barracas pré-escolares para as crianças, graças a iniciativa dos pais e encarregados de educação desta zona e outras políticas socioculturais, foram levadas a cabo com vista a travar a fuga de jovens de campo para os centros urbanos.

1 comentário:

  1. Agora o navio destacou. No cais força guine, dentro de 10 anos PALOP vai esptrar guine ao longe. Seremos primeiro em termo de desenvolvimento sócio políticos e administração. Porque somos unidos e inteligentes. Chegou a hora. Somos como Amilcar Cabral que demonstra de ser melhor dos na luta para independência, e representava os outros na nação unida.

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