sábado, 31 de maio de 2014

DR. EDUARDO MONTEIRO:MORREU O COMANDANTE UMARO DJALÓ


Venho aqui expressar os meus pesares a família enlutada pela perda irreparável pelo desaparecimento do nosso comandante Umaro Djaló. Uma figura histórica, um guerrilheiro destacado da nossa luta de libertação, um homem muito sereno de poucas conversas, com grande aprendizagem e experiência da estratégia militar.

Pois, na Guiné conheci-o formalmente, foi em Cabo Verde que tive oportunidade de relacionar com esta figura muito simples hoje desaparecida.

Falávamos muito e tivemos oportunidade de construir amizade, partilhar muitas coisas, contou-me como foi o seu processo de fuga para Lisboa, cozinhado pelos amigos que se encontravam em Cabo Verde:Bobo Keita, Lúcio Soares, e outros, apoiado pelo Comandante Pedro Pires .

Chegou a Portugal muito doente consequência de pancadas durante a prisão .Quando Chegou a Portugal contactou Pedro Pires que mandou imediatamente o Embaixador de Cabo Verde, colocado num hotel,tratar da sua saúde, após o tratamento seguiu para Cabo Verde.

Foi bem recebido ,mas no meu ponto de vista não teve o tratamento com a dignidade que merecia um destacado comandante de toda uma luta das libertações de Guiné e Cabo Verde.

A grande cumplicidade que existia entre o Nino Vieira e Aristides Pereira complicou e dificultou o tratamento que merecia o Comandante Umaro Djaló. Diga-se que a chegada do Comandante coincidiu com o fervor da abertura democrática em Cabo Verde e tal mudanças levou com que não fora prestada a dignidade que merecia o Comandante. Tive a oportunidade de desabafar com Falecido Alfredo Veiga ,pai de Carlos Veiga de quem era amigo e com outros membro do governo do MPD que fomos colegas em Lisboa. 

Umaro Djaló, chegou a pensar instados por vários guineenses a criar um Partido que sediar-se -ia na Gâmbia. Partilhou tal ideia comigo aconselhei-o a não fazer pk Nino Vieira ,tinha medo dele e não estava para brincadeira.

Tinha uma relação matrimonial um pouco complicada e em nada ajudaria porque estava sob o controle directo do Nino Vieira.

Para concluir Cabo Verde devia honrar mais os combatentes que deram tudo pelas causas das nossas liberdades.

Espero que esta nova geração(governo) depois de assentar e arrumar a casa, encetará com Cabo Verde a cooperação neste contexto a ter em conta que o passivo das lutas de libertação se encontra na Guiné Bissau e deve haver uma coo-responsabilidade face aos compromisso da mesma luta. Pois isto, far-se -á com novos governantes capazes ,competentes com sentido patriótico e de partilha de responsabilidade do activo e passivo das nossas historias de luta comum, hoje, dando origem a dois Países e Estados soberanos .

Os meus sentidos pesares ao País e a família enlutada.

Por: Eduardo Monteiro

PORTUGAL: MARQUES MENDES MANDOU RECADOS FORTES: "EM POLÍTICA, ANTÓNIO COSTA TEM MELHORES QUALIDADES DO QUE JOSÉ SEGURO"



No seu comentário semanal no ‘Jornal da Noite’ da SIC, Luís Marques Mendes afirmou, sem rodeios, o que pensa os dois homens que disputam hoje a liderança do Partido Socialista e uma candidatura a São Bento.

Na perspetiva do comentador, António Costa tem “muita experiência governativa e autárquica” e “é visto mais como um governante” do que António José Seguro, uma vez que este último, “mesmo ocupando o lugar de líder da oposição há três anos, não conseguiu criar a imagem de alternativa ao primeiro-ministro”.

Além disso, é um político “muito tacitista, tem-se a sensação de que é tudo ensaiado” e “tem medo de tudo e de todos, incluindo da sua própria sombra”, apesar de ter “mais peso no aparelho”. Mas, como afirmou o antigo líder do PSD, “nas eleições, o aparelho pesa pouco. O que conta são os votos dos militantes”.

Há outras falhas que são apontadas a Seguro: “Cometeu erro por não ter aceitado o acordo a três, proposto por Cavaco Silva”, e caiu na imprudência de “pedir eleições antecipadas no país mas não aceitar eleições antecipadas no seu partido”.

Na opinião de Marques Mendes, António Costa “tem condições para aspirar a ter uma maioria absoluta, algo que Seguro não tem”.

http://www.noticiasaominuto.com/

CULINÁRIA: CABRITO ASSADO NO FORNO



Ingredientes
-Batatas pequenas: 3 kg
-Azeite: q.b.
-Sal: q.b.
-folha de louro: 1
-Pimenta: q.b.
-alho: 12 dentes
-Vinho branco: q.b.
-cebolas grandes: 10
-cabrito com cerca de 5 kg: 1
-Arroz: 1 kg
-cerveja: 1
-Colorau: q.b.

Preparação
Corta-se o cabrito em pedaços pequenos e lava-se. Depois de lavado e escorrido tempera-se com vinho, alho, pimenta, louro, sal e azeite. Deixa-se marinar para o dia seguinte.

Numa assadeira colocam-se cebolas às rodelas, por cima os bocados do cabrito e rega-se com a marinada. Tapa-se a assadeira com papel de alumínio e leva-se ao forno médio a assar cerca de duas horas. Meia hora antes de servir, retira-se a prata e deixa-se alourar, aumentando o calor do forno.

Entretanto, para acompanhamento, prepara-se um arroz branco e batatas assadas.

Descascam-se as batatas e prepara-se uma assadeira com uma camada de cebola, alho, louro, azeite, sal, colorau e cerveja. Colocam-se as batatas, mistura-se tudo e leva-se ao forno também tapado com papel de alumínio.

Para o arroz coloca-se num tacho azeite, uma cebola e um dente de alho muito picadinhos. Deixa-se estalar a cebola e junta-se o arroz. Mexe-se bem e deixa-se fritar um pouco. Acrescentam-se 2 litros de água a ferver, tempera-se e tapa-se para ir ao forno a cozer, cerca de 15 minutos.

Vai à mesa em travessa, onde o cabrito é acompanhado pelas batatas assadas e decorado com esparregado de grelos e rodelas de laranja. O arroz é servido à parte.




SUDANESA CONDENADA À MORTE DEVERÁ SER LIBERTADA


Meriam Yahia Ibrahim Ishag, uma cristã ortodoxa sudanesa de 27 anos que foi presa sob acusação de apostasia e condenada à morte por ter abandonado a fé islâmica, deverá ser libertada em breve.
A notícia foi avançada pelo site da BBC, que citou uma fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros sudanês. Ibrahim, de 27 anos, estava grávida quando foi presa e deu à luz na cadeia na passada quarta-feira.

Num comunicado hoje divulgado em Londres, o primeiro-ministro britânico David Cameron juntou a sua voz à de Nick Clegg (vice-primeiro-ministro), Ed Miliband (líder da oposição trabalhista) e Tony Blair (ex-primeiro-ministro), que já tinham protestado contra a detenção de Meriam.

"Exorto ao Governo sudanês que anule o veredicto e providencie de imediato cuidados médicos adequados a esta mulher e seus filhos. A maneira como foi tratada é bárbara e não é aceitável no mundo moderno", disse Cameron, citado pela AFP.
http://www.dn.pt/

PAIGC ESCOLHEU CIPRIANO CASSAMÁ COMO O SEU CANDIDATO PARA A PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR



O processo da votação no Comité Central do PAIGC terminou nas primeira horas deste sábado, tendo Cipriano Cassamá obtido 228, num universo de 327 votos.

O empresário Braima Camará obteve 97 votos. O actual primeiro vice-presidente do Parlamento, Augusto Olivais, tinha manifestado a sua intenção de se candidatar, mas acabou por se desistir.

TRÊS DIRIGENTES DO PAIGC PERFILAM-SE PARA PRESIDIR AO PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU


Três dirigentes do PAIGC perfilam-se para a presidência da Assembleia Nacional Popular (ANP), o Parlamento da Guiné-Bissau, e um deverá ser escolhido hoje em votação do Comité Central, disse à Lusa fonte partidária.


O ex-ministro do Interior Cipriano Cassamá, o empresário Braima Camará e o atual primeiro vice-presidente do Parlamento, Augusto Olivais, são os candidatos que se apresentaram na reunião do "bureau" político (órgão diretivo) realizada na quinta-feira.

Além destes três dirigentes, outros tantos também se tinham manifestado, mas acabaram por desistir da corrida: Mário Dias Sami, Rui Diã de Sousa e Abel da Silva.

Agência Lusa

UNIÃO AFRICANA LANÇOU CAMPANHA CONTRA CASAMENTO INFANTIL



A União Africana (UA) lançou em Adis Abeba a maior campanha de sempre contra o casamento infantil, uma iniciativa com o apoio das Nações Unidas e em que Moçambique surge como um dos países mais afetados por este problema.
A campanha, lançada nesta quinta-feira "passada" e que terá a duração de dois anos, visa aumentar o reconhecimento do impacto negativo que o casamento infantil tem na vida das crianças e na sociedade.

Entre os 10 países mais afetados, nove são africanos: Nigéria (75%), Chade e República Centro Africana (68%), Guiné-Conacri (63%), Moçambique (56%), Mali (55%), Burkina Faso e Sudão do Sul (52%) e Malawi (50%).

"Este movimento liderado por africanos para africanos não deve parar até que todas as raparigas de todas as famílias e comunidades tenham o direito de chegar aos 18 anos antes de casar", afirmou Martin Mogwanja, vice-diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF), na cerimónia de lançamento da campanha.

Dados divulgados pela União Africana referem que uma em cada três raparigas africanas foi obrigada a casar-se antes  de atingir a maioridade.

"O casamento infantil é acima de tudo uma grave ameaça às vidas, saúde e futuro destas jovens raparigas, além de uma quebra dos direitos humanos", disse a Julitta Onabanjo, diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Além do UNFPA e da UNICEF, a campanha junta outros parceiros como a Fundação Ford, Comissão Económica das Nações Unidas em África, Save the Children, Plan internacional, Fórum Africano de Política Infantil (ACPF) e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Foreign Office.
http://www.noticiasaominuto.com/

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA: ANTÓNIO COSTA JÁ TEM 'NA MANGA' SUCESSOR PARA O SEU LUGAR NA CÂMARA



Fernando Medina, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, estará a ser preparado para substituir António Costa, no caso de uma eventual saída do presidente para assumir a liderança do PS, de acordo com o noticiado pelo Sol.
Quando António Costa, se disponibilizou esta semana para assumir a liderança do Partido Socialista, as atenções viraram-se para António José Seguro e para o futuro da lista 'rosa', naturalmente. Dentro dos meandros do partido, a discussão é conduzida com precaução mas fora dele, já há um homem a ser preparado para suceder ao atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, avança o semnário Sol.

Fernando Medina é o vice-presidente da edilidade lisboeta e, ao que a mesma publicação apurou, está num processo de preparação para tomar o lugar de António Costa, caso este venha a assumir a liderança do PS.

O socialista é, no entanto, cauteloso e afirmou que o tema da sucessão de Costa é “um debate fora de tempo” e que “o PS é para já o assunto que interessa discutir”.

Cautelas à parte, fonte da autarquia da capital contou ao Sol que a sua preparação está, sim, em curso: “Ele é uma pessoa tímida e tem havido o cuidado de o levar a ter protagonismo em situações de contacto mais próximo com as pessoas”.

Medina é economista de formação e esteve encarregue do emprego e da formação profissional no primeiro Governo de Sócrates e depois, no XVIII Governo, foi secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.

http://www.noticiasaominuto.com/

sexta-feira, 30 de maio de 2014

ÍNDIA: ABUSAVA SEXUALMENTE DE ALUNOS E OBRIGAVA-OS A COMER FEZES (CÓCÓ)


O diretor de um colégio interno na Índia foi detido, no início desta semana, depois de cinco alunos menores terem denunciado às autoridades abusos sexuais e castigos como comer fezes de cão e vomitado, conta hoje a agência Reuters.
A agência Reuters conta esta sexta-feira mais um caso chocante com origem na Índia. Cinco crianças dizem ter sido violadas, obrigadas a ver e a protagonizar cenas de filmes pornográficos, e forçadas a comer fezes de cão se não respeitassem as ordens do diretor de um colégio em Karjat, no estado de Maharashtra.

O homem de 52 anos, assim como a mulher, de 30 anos, foram detidos pela polícia depois das denúncias.

“A mãe de um aluno, que foi a casa de férias, apresentou queixa, depois de o filho ter denunciado ser alvo de vários abusos”, revelou à Reuters um inspetor da polícia de Karjat, acrescentando que “depois desta primeira denúncia, mais quatro crianças, num total de cinco, disseram ter sido abusadas”.

No colégio interno estão 28 crianças desfavorecidas, com idades entre os quatro e os 14 anos, durante dez meses do ano, sendo que, segundo a Reuters, no dia da detenção do diretor a maioria estava em casa de férias.

As autoridades abriram entretanto uma investigação para tentar perceber se mais crianças foram abusadas e se há mais suspeitos envolvidos.

“É um caso terrível. As crianças descreveram todos os abusos sexuais e físicos de que foram vítimas. Todos os tipos de atos sexuais foram praticados e fotografados”, diz uma responsável de uma linha de apoio a crianças, revelando que “quando não cumpriam as ordens eram forçadas a comer fezes de cão e, se vomitassem, tinham de comer o vomitado”.

http://www.noticiasaominuto.com/

AFINAL, QUEM MANDA REALMENTE NESTE MOMENTO NA GUINÉ-BISSAU? "QUIM CU NA FUMA ORDI NÊS MOMENTU NA NÔ TERRA"?




Guiné-Bissau: Novos deputados da ANP tomam posse a 13 de Junho

Bissau - Os novos deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP), eleitos no passado dia 13 de Abril, tomam posse a 13 de Junho.

A informação consta num comunicado da Comissão Nacional de Eleições, assinado pelo seu Presidente, Augusto Mendes.

Na votação de Abril, foram eleitos 102 deputados em todos os círculos eleitorais do país, incluindo os da diáspora.

Nestas eleições, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi o mais votado, com 57 deputados, seguido do Partido da Renovação Social, com 41 mandatos. Já o Partido da Convergência Democrática elegeu dois parlamentares, enquanto a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia escolheram ambos um deputado. 

Com esta marcação, fica agora a ser conhecida a data da investidura de José Mário Vaz (JOMAV), candidato vencedor da segunda volta das presidenciais, realizada em Maio, ao cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau.

Sobre esta data, o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, havia proposto ainda esta semana ao governo que o novo chefe de Estado guineense José Mário Vaz fosse investido no dia 17 de Junho, de forma a facilitar a sua participação na Cimeira da União Africana, a ter lugar em Malabo, Guiné Equatorial.

(c) PNN Portuguese News Network



Sol, suor e o verde e mar,
Séculos de dor e esperança!
Esta é a terra dos nossos avós!
Fruto das nossas mãos,
Da flôr do nosso sangue:
Esta é a nossa pátria amada

CHORUS
Viva a pátria gloriosa!
Floriu nos céus a bandeira de luta.
Avante, contra o jugo estrangeiro!
Nós vamos construir
Na pátria imortal
A paz e o progresso!
(repeat previous three lines)
Paz e o progresso!

Ramos do mesmo tronco,
Olhos na mesma luz:
Esta é a força da nossa união!
Cantem o mar e a terra
A madrugada e o sol
Que a nossa luta fecundou,

CHORUS

FALECEU O GENERAL - UMARO DJALÓ!


Antigo Combatente da Luta de Libertação Nacional da Guiné-Bissau e Cabo Verde!
Tomou parte no primeiro Governo da República da Guiné-Bissau (Governo de Partido único/PAIGC, sendo Presidente da República, Camarada Luís Cabral), deposto pelo golpe de Estado militar em Novembro de 1980. Foi vice-Presidente da Republica e Ministro da Defesa Nacional.
Mais uma voz que se calou, sem deixar testemunhos escritos importantes acerca da vida do guerrilheiro, do combatente, do revolucionário Guineense, que durante a luta armada contra o regime colonial Português, com muita coragem e bravura, levou avante os objectivos do PAIGC, até à vitória final.

Sabemos que este Camarada - UMARO DJALÓ - foi um grande combatente e revolucionário, estratega militar, que mais tarde no período pós independência, foi igualmente um líder/dirigente na Direcção do Partido, como membro executivo do bureau político do PAIGC.

Era um homem discreto, frontal mas tolerante, de fino trato na relação humana.

Lembro-me deste meu familiar/Tio (do lado da minha mãe), quando visitava os meus pais, de poucas falas, preferia mais ouvir do que falar...

Certa vez, em 1978, numa história pessoal de pressão por parte da policia política sobre mim, na juventude, fui ter com ele ao Hotel 24 Setembro em Bissau e contei a minha versão da "história" (porque eu estava com medo...), ele prontificou-se logo, mandou chamar o Camarada Tchutchú Aksom quando saí e, "aconselhou-o", mas a partir daí, até eu partir para os estudos superiores em Portugal, nunca mais conheci alguma perseguição, foi remédio "santo"...

Enquanto político e militar, gostava da sua postura como Camarada e ex-combatente, mas não foi desta, que cruzamos "falas", como era meu desejo, adiado muitas vezes, com o objectivo de enriquecer as minhas lacunas, em relação à vida dele ainda no Governo de Luís Cabral e posteriormente, lá em Cabo Verde, onde passou a ter nova morada.

País irmão, para onde foi viver aproximadamente durante vinte anos, com residência fixa, afinal, falamos de um ex-Combatente da luta de Libertação Nacional, que após o golpe de estado de 1980, preferiu este País irmão e não outro, para viver!

Até amanhã Camarada irmão, que Deus lhe dê eterno descanso e Glória, paz à sua alma e sentidos pêsames para toda a família...

Djarama Tio Umaro. Filomeno Pina.

CPLP ESTUDA PATRULHA ANTI-PIRATARIA NO GOLFO DA GUINÉ


Formação de força lusófona para o patrulhamento conjunto em cima da mesa, segundo ministro angolano
Os países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estão a estudar a realização de operações de combate à pirataria no Golfo da Guiné. 

Em declarações à comunicação social, em Luanda, o ministro angolano da Defesa Nacional - João Lourenço, que participou na XV reunião de ministros da Defesa da CPLP, realizada esta semana em Lisboa, admitiu que a formação de forças para o patrulhamento conjunto no Golfo da Guiné é uma hipótese em cima da mesa. "Para o caso da pirataria marítima já há algumas ações conjuntas concretas, nomeadamente a formação de forças para fazerem patrulhamento conjunto no Golfo da Guiné, mas é assim mesmo que se começa", disse o governante no regresso a Luanda. 

Em Fevereiro deste ano, o ministro português da Defesa - Aguiar-Branco, apontou "sinais preocupantes" de pirataria no Golfo da Guiné, os quais podiam justificar a preparação de uma possível missão da União Europeia na região, em 2015. "Para Portugal é mais importante concentrar esforços de preparação, exercícios, de análise, no Golfo da Guiné porque é uma região que do ponto de vista estratégico é mais prioritária", disse na ocasião o governante português.

“UMA MULHER GUINEENSE, EMIGRANTE E BATALHADORA COM DUAS PISTOLAS NA CINTURA”, NOME: AMÁLIA AUGUSTO OMPINTAM MANÉ


“Loja Africana”
Rua Santa Catarina, nº 1523 (loja 7) Porto.
Com preços, quase de borla!

Si nome hy Amália Agusto Ompitam Mané, hy guineense qui na vivi dja mais di 20 anus na Norte de Portugal! Hy Dona di um loja garandi (loja 'hyndji tép' hy tené djá mais 10 anos) na Porto! Hy ta bindi quás tudu kê cu faladu  prudutu africano desdi: candja, sucul benbé, malquetá, djagatu, nhambi, limon di guiné, veludú, cabacera, forobá, arruz purfumadu, farinha di mandioca, farinha di midju, roupa, cabelu humanu, cosméticu, bijutaria, produtos di beleza di mindjeres cu di homis, Wargá, ondjó, cola, pety cola etc. etc.

Conosaba di Porto, pabia aonti djiu cu Amália Mané, qui caba di tchiga frescu di Dubai, hy tisi mangadi ´Marçamdiz’, nudadis pa mindjeres di Porto! Crise tem...má aonti odja mindjeres na rabatá rabatá prudutus di beleza tok nca fia!
Amália tá bai sempri pá India, Londres, França cu Dubai pa ba busca “Marçamdiz” pa bim bindi! Di Bissau hy tené um hermon qui tá mandal tudu prudutu di Guiné-Bissau através di Abion! 
Amália Cuma hy tené esperança qui um dia si terra na sabi hy pensa leba hés projectu pa lá! Hy pensa monta “cadeias” di lojas na Guiné, tambi hy misti imprega jovens di si país pa djuda desenvolvi terra!