quinta-feira, 10 de julho de 2014

EUA RECONHECEM "CRESCENTE" INFLUENCIA DE ANGOLA EM AFRICA



A Secretária de Estado Assistente norte-americana para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, reconheceu esta quarta-feira a "crescente influência" de Angola no continente, bem como o "papel proativo" do Presidente angolano, em vésperas da Cimeira Estados Unidos/África. 

"Visitei Angola em Abril e depois regressei no início de Maio, com o secretário de Estado Kerry e essas visitas são o reconhecimento do crescente papel de Angola no continente africano", apontou Linda Thomas-Greenfield, questionada sobre a perspectiva norte-americana face à influência angolana na região.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola nos Estados Unidos, a governante norte-amereicana respondia a uma questão colocada pela agência Lusa, a partir da embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Luanda, durante uma videoconferência para quinze capitais africanas.

A circunstância visava falar sobre as parcerias dos EUA com a África Subsariana e da cimeira entre o Presidente norte-americano, Barack Obama, com os Jovens Líderes Africanos (YALI), mas sobretudo da Cimeira Estados Unidos/África, que terá lugar em Washington, no próximo mês.

Angola lidera, desde Janeiro, a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a pacificação dos conflitos na República Democrática do Congo (RDC) e na República Centro-Africana (RCA) tem sido a principal prioridade da diplomacia angolana.

Sobre esta actuação, a Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos destacou a actuação do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, cuja presença na Cimeira Estados Unidos/África, entre 4 e 6 de Agosto, ainda não está confirmada.

"José Eduardo dos Santos tem sido muito proativo a apoiar e a lidar com a situação na RDC, na RCA, e nós estamos muito encorajados com o papel proativo que Angola está a desempenhar. E pensamos que esse é um papel apreciado em todo o continente africano, mas em particular na região", disse ainda Linda Thomas-Greenfield.

Na Cimeira Estados Unidos/África, classificada pela governante como um "evento histórico", que está a ser preparado "há meses", o Presidente norte-americano deverá receber 51 Chefes de Estado e de Governo de África.

Temas como saúde, vida selvagem, energia, comércio e investimentos em África, bem como paz e segurança no continente, fazem parte da agenda oficial da cimeira, subordinada ao tema "Investir na próxima geração".

No último dia, Barack Obama participará em todos os três eventos temáticos programados. "O Presidente manifestou o seu desejo de que seja uma discussão interativa. Não pedimos aos Chefes de Estado que venham com longos discursos, mas procuramos envolvimento, diálogo, uma oportunidade para que partilhem os seus pontos de vista", apontou ainda Linda Thomas-Greenfield.

http://www.angonoticias.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário