segunda-feira, 14 de julho de 2014

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DISSE QUE, A SUA VINDA A PORTUGAL NÃO SE DESTINA A NEGOCIAR NADA COM AS AUTORIDADES PORTUGUESAS, MAS PARA PASSAR EM REVISTA VÁRIOS ASSUNTOS DE INTERESSE MUTUO


Simões Pereira quer rever "assuntos de interesse mútuo", antes de partir para cimeira da CPLP. Voos da TAP para Bissau "no centro das conversas"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau - Domingos Simões Pereira visita Portugal entre os dias 17 e 20 deste mês para conversações com as autoridades portuguesas. 

Domingos Simões Pereira deve viajar hoje para Bruxelas, a convite do presidente da Comissão da União Europeia - Durão Barroso, com quem se deve encontrar na quarta-feira e de seguida estará em Lisboa entre quinta-feira e domingo. 

Já na capital belga, o primeiro-ministro guineense fez questão de frisar que a visita a Portugal não se destina a negociar nada com as autoridades portuguesas, mas conversar sobre diversos assuntos de interesse comum aos "dois países amigos". "Vamos passar em revista vários assuntos de interesse mútuo. Obviamente que a questão da TAP será no centro das conversas. Não se trata de negociações mas sim de encontro entre parceiros de países irmãos", sublinhou Simões Pereira. A transportadora área portuguesa suspendeu os voos para Guiné-Bissau desde dezembro passado, na sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74 sírios no aeroporto de Bissau rumo a Lisboa. Na altura, a TAP considerou só retomaria os voos - que eram três semanais -, depois de as autoridades guineenses garantirem medidas de segurança no aeroporto que a companhia considera ter sido quebrada com o incidente. 

Simões Pereira também pretende sensibilizar as autoridades lusas sobre a retoma de apoios institucionais a Guiné-Bissau. Ainda falando da sua estada em Bruxelas, além do encontro com Durão Barroso, o novo primeiro-ministro guineense vai participar numa vídeo-conferência com o departamento de assuntos políticos das Nações Unidas. De Lisboa, Simões Pereira segue para Díli, onde vai participar na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e ainda numa reunião preparatória da comissão mista entre Timor-Leste e a Guiné-Bissau.

1 comentário:

  1. Seria bom que a questão dos preços praticados pela TAP(em relação à Guiné) fosse debatida...

    ResponderEliminar