A Igreja Católica inicia esta quarta-feira o tempo da Quaresma, um período de 40 dias marcado por jejum, oração e caridade, que antecede a celebração da Páscoa.
Perante este tempo litúrgico, o Vigário Episcopal para Pastoral da Diocese de Bissau, Padre António Imbombo, afirmou que a Igreja convida cada cristão a viver um sacrifício consciente e determinado.
Segundo o sacerdote, a Quarta-feira de Cinzas não deve ser apenas um gesto simbólico ou um sinal momentâneo de pertença à Igreja, mas sim o início de um compromisso sério com os três pilares da Quaresma.
O vigário explicou ainda que a renúncia quaresmal deste ano será destinada às casas das mães, apelando aos fiéis para redobrarem os esforços na ajuda aos mais necessitados. Recordou que, em anos anteriores, os bispos reconheceram as contribuições feitas pelos cristãos para apoiar iniciativas sociais da Igreja.
Padre António Imbombo pediu também que os fiéis pratiquem o jejum desde a Quarta-feira de Cinzas, lembrando que a entrega da renúncia quaresmal deve ser feita sobretudo às sextas-feiras.
Segundo o Vigário Episcopal para Pastoral da Diocese de Bissau, os três pilares da Quaresma oração, jejum e esmola significam que os cristãos são chamados a uma conversão verdadeira, indo além da simples abstinência de certos alimentos ou atividades, para viver uma fé mais comprometida com Deus e com o próximo.
RSM 18 02 2026

Sem comentários:
Enviar um comentário