quinta-feira, 22 de maio de 2025
PSP apreendeu cautelarmente 353 passaportes da Guiné-Bissau no aeroporto de Lisboa
Europa e África discutem segurança e migrações
Trump confronta presidente sul-africano e momento gera tensão
Paulo Rangel anuncia que AIMA vai ter "horário alargado a partir de hoje"
Ministro reconhece problemas e apresenta já duas medidas para resolver o caos que se tem vivido na Agência para a Integração, Migrações e Asilo.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, admitiu hoje o caos que se tem vivido na Agência para a Integração, Migrações e Asilo, com muitos imigrantes a dormirem à porta desta instituição para conseguirem regular a sua situação em Portugal.
O governante começou por considerar que o caos dos últimos dias está relacionado com duas situações em concreto, a primeira com o facto de a agência de Lisboa ter estado fechada “praticamente uma semana”, levando muitos a deslocarem-se para a agência do Porto; e a outra relacionada com o facto de países como o Nepal e Angola não reconheceram automaticamente os certificados dos seus cidadãos, obrigando-os a deslocarem-se fisicamente à AIMA.
Assim, Paulo Rangel anunciou que vão ser reforçadas as equipas de Lisboa e do Porto e que haverá, "já a partir de hoje, uma mudança substancial nos horárias" da agência.
"Não consigo especificar quais serão os horários, mas vão ser alargados", disse aos jornalistas, lembrando que o objetivo é que “progressivamente a situação seja controlada” e admitindo que “não vão ficar já tudo resolvido”, mas que vão trabalhar no sentido de controlar este “pico”.
Por fim, o ministro deixou uma mensagem de "calma", referindo ter estado em contacto com o ministro da Presidência e revelando que “ninguém vai perder os seus direitos". Disse, ainda, que se estabeleceram contatos para que “ninguém seja prejudicado por causa deste atraso".
Lusa
PM de Timor-Leste admite proibir de forma permanente artes marciais (Karaté/Kung fu
Cabo Verde proibe embalagens e produtos plásticos de utilização única
Golpe de Estado na Costa do Marfim, Presidente Alasan Ouattará fugiu do país
quarta-feira, 21 de maio de 2025
ASSOCIAÇÃO DE "AMIZADE MATOSINHOS/MANSOA" PREOCUPADA COM MATÉRIAS E DONATIVOS RETIDOS NAS ALFÂNDEGAS HÁ TRÊS MESES
A Associação de Amizade Mansoa/Matosinhos manifesta-se preocupada, com os materiais e donativos oferecidos para Hospital Regional de Mansoa e Liceu Regional "Quemo Mané" que já se encontram há três meses nas Alfandegas de Bissau.
"FALTA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS PODERÁ COMPROMETER A FUTURA GERAÇÃO E O PAÍS"
Política Aduaneira: “GUINÉ-BISSAU NÃO RATIFICOU A CONVENÇÃO DE QUIOTO REVISTA (ATCQR) DEVIDO À INSTABILIDADE POLÍTICA”, AFIRMA ANTÓNIO MUTARO SEIDE
A instabilidade política tem sido o principal fator que impede a Guiné-Bissau de ratificar a Convenção de Quioto Revista (ATCQR), oficialmente denominada Convenção Internacional para a Simplificação e Harmonização dos Regimes Aduaneiros.
Presidente do Movimento Social Democrático "MSD" Joana Cobde Nhanca, durante uma conferência de imprensa realizada hoje, 21-05-2025 na sede nacional do Partido. "Queremos um Presidente do Supremo Tribunal de Justiça que respeite as leis da Guiné-Bissau".
LÍDER DE MSD APELA AOS PARTIDOS POLÍTICOS A DIALOGAREM INTERNAMENTE PARA RESOLVER A CRISE NA GUINÉ-BISSAU
A ex-ministra da justiça da Guiné-Bissau, Carmelita Pires considerou de vicioso todo o processo da eleição do novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Arafan Mané. Pires consideram essa eleição viola varias leis e regulamentos da Guiné-Bissau.
Fonte; Bissau On-line