10 de julho de 2025 – A cidade de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, será palco da 26ª reunião estatutária anual dos Presidentes dos Tribunais de Contas dos Estados-membros da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), que decorrerá de 14 a 18 de julho de 2025.
A cerimónia de abertura está agendada para segunda-feira, 14 de julho, às 9 horas, no Hotel Lancaster, e será presidida pelo Primeiro-Ministro burquinense, Rimtalba Jean Emmanuel Ouédraogo.
De acordo com a nota que a cap-gb teve acesso, os responsáveis máximos das instituições superiores de controlo das finanças públicas dos oito países membros da UEMOA, em conjunto com os Conselheiros do Tribunal de Contas da União, vão proceder a avaliação dos sistemas de controlo financeiro em vigor no exercício de 2024.
A análise incluirá os resultados das missões de fiscalização realizadas tanto pelas jurisdições nacionais como pelo Tribunal de Contas da UEMOA.
O documento ainda reforça que a reunião servirá também para debater desafios estruturais, como a internalização das diretivas do quadro harmonizado das finanças públicas, a padronização de procedimentos e a consolidação de normas comuns de controlo financeiro no espaço comunitário.
Instituída em dezembro de 1999, a reunião anual representa uma plataforma estratégica para a promoção da harmonização, modernização e reforço da eficácia dos sistemas de controlo das finanças públicas nos Estados-membros da UEMOA.
Fonte: Direção de Comunicação da UEMOA

Sem comentários:
Enviar um comentário