sexta-feira, 25 de julho de 2025

Gabú: Ativista social denuncia aumento da prostituição e do consumo de drogas


Bissau, 24 de julho de 2025 - O ativista social Mamadu Marjugo Djaló denunciou o aumento da prostituição e do consumo abusivo de drogas na região de Gabú, no leste do país. Numa entrevista telefónica a redação da Cap-GB, Djaló exortou intervenção urgente por parte das autoridades nacionais.

“Nos últimos anos, em Gabú, está a disparar a prática de prostituição e o consumo de drogas por parte da juventude, sem qualquer controlo das autoridades. Quem tiver dúvidas, basta passar pelas noites de batucadas. É um fato que não deve ser ignorado. Tem que haver controlo rigoroso para desencorajar estas práticas”, apelou.

A denúncia levanta preocupações sérias sobre a fragilidade das políticas públicas voltadas para a juventude na região, e a ausência de mecanismos eficazes de prevenção, fiscalização e orientação social.

Por outro lado, Mamadu também chamou atenção para a falta de higiene urbana, descrevendo a cidade como mergulhada numa “sujidade incalculável”. Djaló questionou o papel da juventude local diante de uma realidade que considera vergonhosa.

“Nem parece que Gabú tem jovens qualificados para proteger, pelo menos, o rosto da cidade. Há lixo em todos os bairros e os jovens passam o tempo nas bancadas, sem projetos concretos, e é essencial que, no mínimo, se coloquem tanques de lixo nas vias públicas, como forma de reduzir o nível de sujidade. Esperamos que as autoridades locais possam criar iniciativas duradouras, para que a cidade ganhe uma nova imagem, como já se vê com a reabilitação de algumas vias”, afirmou.
Finalizando, apelou ao Ministério da Saúde Pública a realização de campanhas de sensibilização, sobretudo neste período chuvoso, e insistiu na reabilitação das estradas de acesso aos setores da região.

“O Governo tem que criar campanhas de sensibilização junto das comunidades da região, especialmente nesta época de chuvas, para prevenir doenças como o paludismo. Também não podemos esquecer as estradas para os setores, que são fundamentais para a circulação de pessoas e mercadorias”, defendeu.

O ativista exortou ainda a Câmara Municipal de Gabú a reforçar os esforços de limpeza urbana, com a instalação de tanques de lixo em pontos estratégicos da cidade.

Por: Ussumane Baldé [Fitchas]

Sem comentários:

Enviar um comentário