O diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Gabriel Gibril Baldé, alertou esta terça-feira que o atraso no desbloqueamento dos fundos necessários para concluir os últimos detalhes da atualização do caderno eleitoral pode comprometer o calendário das eleições legislativas e presidenciais simultâneas.
Falando em conferência de imprensa realizada em Bissau, para anunciar o término da sincronização dos dados eleitorais a nível do território nacional restando apenas o processo relativo à diáspora, sobretudo na Europa Baldé afirmou:
“A principal preocupação do GTAPE neste momento é o desbloqueamento atempado das verbas, devido às exigências da mobilidade interna e ao acompanhamento do processo por parte da Comissão Nacional de Eleições. Sem desbloqueamento dos fundos, não há impressão do caderno; sem caderno impresso, não há última sincronização; e, sem esses passos, o GTAPE não poderá entregar os dados à CNE. No entanto, reunimos ontem (30/06) com o secretário de Estado do Tesouro e apresentámos as prioridades para o último desbloqueamento. Acreditamos que a situação será resolvida”.
Questionado sobre a situação dos dados eleitorais da diáspora, o diretor do GTAPE garantiu que não haverá entraves significativos, uma vez que não existem problemas de acessibilidade ou mobilidade nos países abrangidos.
O processo de sincronização dos cadernos eleitorais no território nacional foi concluído no último domingo. A próxima etapa será a organização dos ficheiros em formato PDF para impressão, condicionada à disponibilização dos fundos necessários.
RSM: 01-07-2025

Sem comentários:
Enviar um comentário