A Liga Guineense dos Direitos Humanos revelou, hoje, que nos últimos quatro meses morreram cinco crianças, em circunstâncias misteriosas que ainda não foram esclarecidas pelas entidades competentes.
Depois do encontro que mantiveram com a Diretora-adjunta da Polícia Judiciária, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos manifestou-se preocupado, com o recente episódio de duas crianças encontradas mortas numa viatura estacionada numa oficina no bairro de Plak II, arredores de Bissau.
Bubacar Turé disse que, casos relacionados com as mortes de crianças nos últimos tempos têm sido, as preocupações que motivaram o encontro desta quinta-feira em Bissau.
“Convêm-nos salientar que de março deste ano a data presente foram mortas misteriosamente cinco crianças cujas circunstâncias não esclarecidas”, denunciou o ativista.
Nos últimos tempos, o país assistiu episódios relacionados com os desaparecimentos das crianças, que acabam por serem encontradas mortas e abandonadas. O caso recente registou-se em Bissau, onde duas crianças foram encontradas mortas dentro de uma viatura estacionada numa oficina mecânica.
Em reação a esta situação, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Bubacar Turé, concluiu que as muitas mortes de crianças se devem às negligencias dos país. Por isso, Turé chama a atenção a responsabilidade dos encarregados de educação no que tem a ver com à custódia das crianças.
“Nós queremos aproveitar esta oportunidade para chamar atenção aos país e encarregados de educação, há muita irresponsabilidade na Guiné-Bissau em relação à custódia das crianças”, apontou Turé.
Os casos denunciados há meses continuam impunes e sob a investigação da PJ, com vista a se encontrar os responsáveis destes atos criminosos.
À imprensa após ter reunido com a direção nacional da PJ, Bubacar Turé, exorta ao governo a criação de condições materiais e humanas à Polícia Judiciária que os concede uma maior celeridade na investigação .
“A polícia Judiciária está com falta de meios em todas as dimensões”, concluiu.
Nos últimos quatro meses foram relatadas as mortes de crianças à nível do país, encontrando-se os esclarecimentos dos casos sob a alçada das autoridades judiciais. O caso recente aconteceu nesta semana em Plack II onde duas crianças foram encontradas mortas dentro de uma viatura estacionada numa oficina mecânica.
Por: Ussumane Mané

Sem comentários:
Enviar um comentário