A Rede Nacional dos Jardins de Infância da Guiné-Bissau (RENAJI) revela que no país a taxa de participação na aprendizagem organizada no ano precedente à idade de entrada na escola é de 45%, percentagem inferior à média da África Subsariana e com grandes desigualdades entre áreas urbanas e áreas rurais.
Os dados foram revelados, hoje, pelo coordenador da RENAJI, durante a abertura do seminário de lançamento do projeto de diagnóstico e avaliação dos resultados de aprendizagem na educação infantil.
Quecuta Indjai disse ainda que a aprendizagem precoce é um elemento-chave do Quadro de Atenção e Cuidado Integral para o Desenvolvimento na Primeira Infância, (…) embora na Guiné-Bissau a taxa de participação na aprendizagem organizada no ano precedente à idade de entrada na escola é de 45%, percentagem inferior à média da África Subsariana de 59% e com grandes desigualdades entre áreas urbanas e áreas rurais.
"A grande maioria das estruturas escolares com oferta de educação pré-escolar são privadas ou comunitárias, e apenas 11% são de oferta pública. Cerca de 67% das crianças que entram pela primeira vez para o 1º ciclo do ensino básico, (qualquer que seja a sua idade) não beneficiaram de qualquer tipo de apoio à sua predisposição para as aprendizagens em geral e para as pré-escolares em particular. Portanto, quando entram para o ensino básico obrigatório, a maioria das crianças não está pronta para a escola", revela.
A representante da UNICEF na Guiné-Bissau, Carla Banjai, disse que, apesar dos progressos, o país ainda carece de dados sobre a qualidade dos serviços sobre a educação infantil.
"Não existe um sistema formal de medição e de monitorização da qualidade da edição infantil na Guiné-Bissau", disse.
Mamadu Banjai, em representação do Ministério da Educação Nacional, disse que o governo tem o compromisso de fazer com que a educação pré-escolar chegue à todas as crianças guineenses.
"A educação é um direito fundamental e é a nossa responsabilidade, enquanto parte do governo, garantir para que todas as crianças tenham a oportunidade de aprender e crescer num ambiente seguro e estimulante", admite.
O diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, Zeca Jandi, diz esperar que o encontro de hoje seja uma mais-valia para regularizar o grau de aprendizagem das crianças na pré-escolar.
No encontro de hoje, participam vários atores do sistema educativo e os parceiros que intervêm no processo de ensino-aprendizagem na educação pré-escolar e visa estabelecer bases sólidas para um novo projeto e obter a adesão e os compromissos das principais partes interessadas.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos Camará
radiosolmansi

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