terça-feira, 1 de abril de 2025

«Conacri» Celebram fim de Ramadão fora da "data oficial" e são detidos pelas autoridades

Nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, na Guiné-Conacri, vários cidadãos da subprefeitura de Kouremalé, na prefeitura de Siguiri (região de Kankan), foram presos pelas autoridades policiais por terem celebrado o Eid al-Fitr fora da data oficial anunciada pelas autoridades religiosas guineenses.
De fato, eles estabeleceram o feriado do Ramadã para o domingo, 30 de março, em todo o território nacional. De acordo com fontes de segurança locais, um grupo de fiéis realizou orações de Eid na segunda-feira em um pátio perto de um mercado na comuna rural de Kouremalé.
Alertadas pelos moradores, as autoridades locais enviaram policiais ao local, prendendo 29 pessoas.
"Foram cidadãos que relataram às autoridades municipais que um grupo estava rezando nesta segunda-feira, em contradição com a data oficial. "As forças de segurança intervieram e prenderam todos os participantes", disse uma fonte de segurança sob condição de anonimato.
Contactado pelo nosso correspondente na Savana Guineense, o procurador-geral do tribunal de primeira instância de Siguiri, Ibrahima Camara, confirmou a informação.
"Sim, de facto, confirmo [a prisão deles]. "Este caso Kouremalé foi trazido à minha atenção e estou informado da situação ", disse ele.
Os presos foram transferidos para Siguiri para fins de investigação. Os motivos por trás desta celebração fora do prazo oficial permanecem obscuros por enquanto, mas a prisão levanta questões sobre a uniformidade das práticas religiosas no país.

Por Africaguinee

Sem comentários:

Enviar um comentário