terça-feira, 18 de junho de 2024

Eleição na FFGB: COMISSÃO NEGA PROVIMENTO AO RECURSO DA CANDIDATURA DA LISTA KABI24

A Comissão de Recursos da Federação de Futebol da Guiné-Bissau deliberou “negar totalmente” o provimento ao recurso da candidatura da lista Kabi24, por considerar que a candidatura de Adilé Domingos Sebastião foi entregue “fora de prazo”.

Através de deliberação n°01/2024, com a data de 14 de junho, assinada por três dos quatro membros que compõem o órgão de recurso da FFGB, lê-se que o documento de subscrição dos Arados de Nhacra a candidatura da lista Kabi24 não é autêntico.

Em relação às subscrições da Associação de Medicina Desportiva (ASMED), os membros da Comissão de Recursos afirmam que a subscrição do Presidente Pedro José Maria da Silva está “ferida de nulidade por a data da subscrição da candidatura da lista Kabi24 não deter competência para o efeito, pois esta competência, por efeito do disposto no n°2 do art. 16° e al. A) do n°1 do art. 17°, todos dos Estatutos da ASMED, pertencia temporariamente, enquanto o Presidente estiver ausente do país, a Vice-presidente da ASMED na pessoa da senhora Ângela Peti”.

“Do exposto imediatamente supra, resulta que só há uma subscrição estatutariamente válida, a subscrição da Vice-presidente, senhora Ângela Peti, à candidatura da lista NOVA DINÂMICA DE FUTEBOL NACIONAL” argumentaram, sublinhando que a situação em apreço não se trata de delegação de competência, mas sim de previstas nas alíneas do n°1 do artigo 16° dos Estatutos da ASMED, nos termos do n°2 do art. 16° e al. A) do n°1 do art. 17°, todos dos Estatutos da ASMED, pelo simples facto de o Presidente estar ausente do país não carecendo o exercício dessas competências de delegação de competências.

“Não há conflito de interesse como a recorrente quer fazer crer, não está em causa a relação entre membros de órgãos da Federação de Futebol da Guiné-Bissau” disseram.

A Comissão de Recursos disse ainda que a requerente “foi devidamente” notificada para no prazo de três dias confirmar a renúncia ou não a filiação partidária em qualquer formação política, mas só viria a juntar fora de prazo o documento de renúncia do cabeça da lista Kabi24, Adilé Domingos Sebastião, ao partido PDD e de não militância a qualquer formação política de Wilson Pereira Batista e Erisângela Valentim Lopes.

Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário