Zelensky está reunido com Marcelo em Belém, acordo prevê apoio militar no valor de 126 milhões
O Presidente da Ucrânia chegou ao início da tarde ao aeroporto de Figo Maduro, vindo da Bélgica. Lá estava o Presidente Marcelo, o primeiro-ministro e os ministros da Defesa e Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para recebê-lo. Seguiu-se o encontro com o primeiro-ministro em São Bento, onde foi assinado um acordo de cooperação bilateral para dez anos. Acompanhe em direto, e ao minuto, na emissão especial da SIC Notícias.
Na mensagem deixada no livro de honra do Palácio de Belém, o presidente da Ucrânia afirma que é “uma grande honra e prazer” visitar Portugal a convite de Marcelo Rebelo de Sousa.
"Apreciamos muito a solidariedade de Portugal com o povo ucraniano em tempos de desafios severos causados pela agressão armada russa”, lê-se na mensagem escrita, em ingllês, por Volodymyr Zelensky. “Juntos com amigos como Portugal, a Ucrânia vai definitivamente vencer e uma justa e duradoura paz será restaurada.”
Zelensky deixa ainda “desejos sinceros” de “paz e prosperidade” ao “amigo Portugal” e a “todo o povo português”.
Tal como na mensagem deixada em São Bento, termina com “Glória à Ucrânia! Viva Portugal”.
Marcelo Rebelo de Sousa e Volodymyr Zelensky tiram uma fotografia oficial, antes de o Presidente ucraniano assinar o livro de honra em Belém, e os dois dirigem-se para o interior do palácio, onde estão reunidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário