terça-feira, 28 de maio de 2024

Bélgica compromete-se em entregar 30 aviões F-16 à Ucrânia até 2028

 

Um caça F-16 em plena descolagem. AP - Go Bum-jun

Bruxelas, Bélgica – O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou esta terça-feira que a Bélgica iria disponibilizar à Ucrânia 30 aviões de combate F-16, até 2028. O anúncio foi feito depois da assinatura de um acordo bilateral de segurança com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.

Volodymyr Zelensky, que efectua uma deslocação de algumas horas a Bruxelas, após uma etapa em Madrid e, a preceder uma outra em Lisboa, foi recebido na manhã desta terça-feira 28 de Maio pelo primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, para a assinatura de um acordo bilateral, que inclui esse compromisso.

Depois de ter sido recebido pelo chefe do governo belga, o presidente ucraniano escreveu na rede social X (antigo Twitter): "Hoje em Bruxelas, o primeiro-ministro De Croo e eu, assinámos um acordo bilateral de segurança e apoio a longo prazo entre a Ucrânia e a Bélgica. O documento inclui pelo menos 977 milhões de euros em apoio militar da Bélgica este ano, assim como o compromisso da Bélgica de auxiliar o nosso país ao longo dos 10 anos do acordo". O presidente ucraniano deu igualmente a conhecer uma decisão inédita por parte da Bélgica:

Zelesnky detalhou que o acordo incluia uma ajuda militar da Bélgica, que se eleva a 977 milhões de euros, só no ano de 2024, bem como o compromisso "inédito" quanto a um número exacto de aviões de combate F-16. O presidente ucraniano mostrou-se confiante afirmando que o primeiro desses 30 aviões "será entregue já este ano".

O governo belga que por sua vez aguarda pelos F-35 encomendados para irem progressivamente substituindo a sua actual frota de F-16, espera poder fazer uma primeira entrega a Kiev "possívelmente ainda antes do fim do ano".

A Bélgica faz parte de uma coligação constituida por vários outros países europeus, nomeadamente os Países Baixos e a Dinamarca, encarregues de fornecer caças F-16 à Ucrânia e, de numa primeira fase formar pilotos ucranianos no manuseio desses aparelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário