sexta-feira, 6 de outubro de 2023

MENINAS LÍDERES DA GUINÉ-BISSAU QUEREM INVESTIMENTOS NAS INFRAESTRUTURAS ESCOLARES

A presidente da Rede dos Jovens e Meninas Líderes da Guiné-Bissau (RENAJELF), aponta a necessidade de mais investimentos nas infraestruturas escolares, por forma a permitir o acesso de todas as crianças à escola.

O desafio foi lançado esta quinta-feira em Bissau, durante o lançamento do Relatório Anual sobre a situação das meninas no mundo, evento que antecedeu a data de celebração do Dia Internacional da Menina que se celebra a 11 de Outubro já na próxima semana.

Manique Correia considera ser necessário, uma forte sensibilização das comunidades sobre a importância da educação das meninas.

“É preciso mais investimento no setor da educação tanto a nível de melhoria de infraestruturas escolares, para poder permitir o acesso com segurança de todas as crianças principalmente com a deficiencia”, apontou a ativista em representação das organizações defensoras das meninas do país.

Igualmente, a ativista social apela ao governo a adoção das políticas públicas de combater sem tréguas, todas as formas de exclusão social de mulheres e meninas, e todas as práticas que põem em risco as suas vidas.

“O governo deve adotar políticas públicas sérias e combater sem tréguas todas as formas de exclusão social de mulheres e menias”, apelou.

Já a ministra da Ação Social, Promoção da Mulher e Família, Cadi Seidi admite que é da responsabilidade do governo criar condições para as meninas e meninos de todo o país.

“Nós enquanto ministério da Ação Social, Promoção da Mulher e Família, é uma responsabilidade nossa como responsável pelo bem estar da população”, admitiu.

O Relatório divulgado nesta quinta-feira, revela que uma em cada 5 meninas jovens ativistas são sentidas inseguras durante as suas intervenções.

Apesar de não constar no Relatórios os dados da Guiné-Bissau, mas recomenda o aumento de financiamento para as iniciativas e grupos de ativistas liderados por meninas e jovens, apoios dos governos para as meninas a envolverem-se em todas as arenas da vida pública, a governação democrática para construir a convenção das meninas sobre o ativismo e formação de competências.

Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Imagem: Internet / Arquivo

Sem comentários:

Enviar um comentário