terça-feira, 31 de outubro de 2023

CHINA ANUNCIA BOLSAS DE LICENCIATURA E MESTRADO PARA JORNALISTAS GUINEENSES

O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Gue Ce, anunciou a atribuição de bolsas de licenciatura e de mestrado a jornalistas e técnicos dos órgãos de comunicação social públicos e privados da Guiné-Bissau para as Universidades daquele país asiático.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 31 de outubro de 2023, depois de um encontro entre o diplomata Chinês e o Secretário de Estado da Comunicação Social, Francisco Muniro Conte.

“O encontro visa reforçar as cooperações e acordos assinados na área de comunicação social. Por isso, a partir do próximo ano 2024, os técnicos e profissionais da comunicação social vão beneficiar de formações, licenciatura e mestrado, na República Popular da China” anunciou, manifestando também a disponibilidade de a embaixada ajudar a fazer ponte entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social e as empresas chinesas no domínio de comunicação em diferentes projetos de cooperação, assim como dar oportunidade de candidatura a bolsas de estudo para o mestrado ao pessoal afeto à secretaria Nacional de Comunicação Social.

“Apartir do ano 2024, o povo chinês vai ajudar o país com um lote de alimentos, através do pedido feito pelo governo guineense, como também vai aumentar a cooperação entre os dois países. Por isso, a China espera com espectativa que o país consiga exportar todas as castanhas de cajú para o mercado chinês a partir do próximo ano” disse, desejando também que o governo possa resolver o problema de energia o mais rápido possível, de forma a criar um bom ambiente de investimento.

Disse também que o governo chinês vai encorajar os seus empresários para virem o investir no mercado guineense e que, através deste investimento e exportação de produtos guineenses, o país possa desenvolver-se.

Guo Ce anunciou também que o seu país pretende apoiar o governo no setor da agricultura com um valor de dois milhões de dólares Americanos, por entender que ʺajudar no desenvolvimento do setor agrícola pode resolver os problemas de falta e ou de insuficiência alimentar que o país enfrentaʺ.

“O governo chinês está empenhado no desenvolvimento da Guiné-Bissau e na criação de condições para o bem-estar da população. Por isso, vamos trabalhar com o governo para melhorar a vida dos guineenses” afirmou.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Francisco Muniro Conte, lembrou que a China esteve sempre ao lado do povo guineense e que nunca colocou restrições em cooperar com a Guiné˗ Bissau mesmo nos ʺcontextos atípicosʺ determinados por querelas políticas.

Para Muniro Conte, a China teve sempre a disponibilidade em apoiar o país, partindo do princípio de que ʺo povo precisa do seu ganha-pãoʺ, sublinhando que a sua instituição vai inteirar-se das necessidades de formação a nível dos órgãos de comunicação social guineenses tanto privados como públicos, em função da disponibilidade das vagas a serem atribuídas pelo governo Chinês.

“Há vontade da parte do governo chinês em ajudar na formação dos profissionais e técnicos de comunicação social. Vamos trabalhar a nível dos órgãos para que possam ser identificadas as pessoas elegíveis para estas ofertas” disse o governante.

Porː Noemi Nhanguan
Fotoː N.N
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário