Bissau,22 Jun 23(ANG) – O ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes pediu ao novo Rei Felupe, para se engajar na resolução definitiva dos conflitos sobre posse de terra naquela localidade.
Lamine Abudu Djata, assumiu quarta-feira o trono como Rei "Kayaku" (reino) de Karuhay (capítal Político e sagrado) localizado na seção de Suzana, após 20 anos da morte do antecessor .
O ato de tomada de posse foi testemunhado pelas autoridades nacionais através do ministro de Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, acompanhado de governador da Região de Cacheu e de administrador do setor de São Domingos.
.De acordo com o povo Felupe, o "Ay-au" (Rei), é uma figura masculina, orientadora de todos os atos sociais ou políticos e, portanto, é o líder espiritual supremo da sociedade felupe. Tendo como uma das funções, regular e zelar pela paz e coesão social no seio das comunidades pertencentes ao perimetro de sua jurisdição.
Para além da presença massiva dos populares da zona, o poder tradicional do Senegal também fez-se representar.
O reino de Karuhay que volta a ser reinado a partir de quarta-feira por Lamine, cujo o poder se estende desde Bulol, na foz do rio Cacheu, passando por algumas zonas de Casamance (sul do Senegal) e vai até ao rio Gâmbia.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário