O ministério do comércio reconheceu hoje, que a castanha de caju está a ser comercializada abaixo do preço anunciado pelo governo que é de 375 francos cfa cada quilograma.
O reconhecimento vem na sequência das sucessivas denúncias dos produtores de caju sobre o desrespeito pelo preço básico para aquisição deste produto.
Para isso, inspetor-geral de Comércio, Agostinho Lopes Djaló garantiu que os inspetores serão colocados nas respetivas regiões para acabar com esta prática.
“Na verdade ainda não colocamos os inspetores no terreno, mas a partir de hoje para frente serão colocados em diferentes regiões do país” garantiu para depois reconhecer que “ na verdade a castanha está a ser comercializada abaixo do preço anunciado pelo governo que é de 375 francos cfa cada quilograma” .
No entanto, advertiu que a partir de hoje quem for apanhado a comprar a castanha de caju a menos de 375 FCA, será multada de acordo a lei.
“ Primeiro, será confiscada toda a castanha adquirida fora do preço básico, depois aplicação da coima conforme quantidade adquirida”, advertiu.
Nos últimos dias, os camponeses de leste, norte e sul denunciam aos microfones da Rádio Sol Mansi que a castanha de caju está a ser comercializado menos de 375 FCA anunciado oficialmente.
Por. Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário