Bissau, 13 Mar 23 (ANG) - O Governo da República Popular da China doou esta segunda-feira 1062 (mil e sessenta e dois) toneladas de arroz ao seu homólogo da Guiné-Bissau para apoiar a camada mais desfavorecida do país.
Na ocasião, a ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzy Carla Barbosa agradeceu o gesto e prometeu que o donativo será destinado à camada mais vulnerável do país,conforme previsto.
“Este donativo chegou num bom momento, uma vez que a Guiné-Bissau tal como outros países do mundo está a enfrentar uma crise provocada pela conjuntura mundial, advento da guerra Rússia /Ucrânia, assim como da Covid-19, entre outros”, disse Carla Barbosa.
A governante qualificou o gesto de humanitário, tendo afirmado que, na realidade, existe uma parte do povo que passa por maior necessidade e que com a oferta de arroz vai colmatar a crise alimentar.
O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Guo Ce contou que, a doação enquadra-se nas ajudas alimentares de emergência oferecidas pelo Governo Chinês à vários países africanos.
“Esta ajuda alimentar é um dos frutos da implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, proposta pelo Presidente chinês Xi Jinping, em 2021, é também a concretização dos nove programas anunciados na 8ª conferência ministerial do fórum de cooperação China-África”, disse o diplomata chinês.
Guo Ce acrescentou que, perante a situação de actual crise alimentar mundial, a China está disposta a tomar medidas práticas para ajudar os países em desenvolvimento para que possam superar os desafios da segurança alimentar.
Por outro lado disse que, felizmente, existe a cooperação na área de agricultura entre a China e Guiné-Bissau, sob o conceito de que “é melhor ensinar alguém a pescar do que lhe dar sempre peixe”.
Desde 1974, o governo chinês tem ajudado a Guiné-Bissau a aumentar a produção através do projeto de assistência técnica agrícola.
Em representação do Presidente da República, Califa Soares Cassamá garantiu que o arroz doado vai ser, brevemente, distribuído para pessoas carenciadas de diferentes regiões do país.
“Ainda neste final de semana, vamos montar uma operação para iniciar a distribuição de arroz, de certeza a oferta chegará ao destino”, garantiu o chefe do Gabinete do Presidente da República, Califa Soares Cassamá.
Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário