Bissau, 01 Ago 22(ANG) – O Conselheiro para Assuntos Políticos do Presidente da República reconheceu hoje que a democracia guineense “falhou” ao longo dos 28 anos da sua implantação no país.
Fernando Delfim Da Silva discursava na cerimónia de abertura da primeira Conferência Internacional de Quadros do MADEM-G15, que decorre sob o lema “MADEM-G15 e os Desafios do Futuro”.
“Para o país conseguir a mudança de paradigma tem que fazer uma grande reforma no sistema político, porque a democracia é muito mais que a luta pelo poder, significa a construção do bem-estar e exige uma economia própria”, disse.
Da Silva salientou que enquanto os governantes guineenses persistirem na exportação de castanha de cajú e não pensarem na sua transformação local, não há mudança de paradigma económica, não há desenvolvimento regional, nem energia, saúde, educação sustentável e bons salários”.
Quadros do Madem G-15(Quadem) vão estar reunidos por dois dias, e o seu Coordenador, Bamba Banjai disse que o objectivo da conferência é a internacionalização do partido.
Banjai diz que MADEM-G15 é uma alternativa que o país tem para ver suas esperanças renovadas, e que o Quadem está compromertido com a concretização desse propósito.
O evento conta com 408 conferencistas vindas de todas as regiões do país incluindo a capital Bissau.
Durante os dois dias da conferencia serão debatidos temas sobre Políticas Públicas para Qualidade do Ensino Guineense, Sector de Saúde e Políticas Públicas para outros setores,o combate a Corrupção e Segurança Económica na afirmação da Independência Nacional entre outros assuntos.
Os referidos painês serão animados por personalidades académicos nacionais e estrangeiros convidados para o efeito.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário