sábado, 18 de junho de 2022

DIPLOMACIA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA GUINEENSE- II

 

Mbala Fernandes

A convite do Conselho Federal da Medicina do Brasíl ( equivalente a Ordem dos médicos na nossa terminologia) , do seu Presidente Dr. José Hira da Silva Gallo e do Dr. Jeam Carlos Calvante Fernandes Presidente da Comunidade Médica da língua portuguesa , estivemos na 107a, Sessão Plenária do Conselho Federal da Medicina , com participação de 27 conselheiros federais de medicina , que tiveram participação virtual .

Na qualidade de convidado especial , tivemos uma intervenção de 20 minutos, a falar sobre a “situação da saúde pública guineense e os desafios do Sistema Nacional de saúde na Guine- Bissáu “.

Naturalmente que não somos especialista em matéria da saúde pública , mas sendo académico com base nas bibliografias disponíveis em termos documentais , auxiliando as fontes primárias a nossa disposição, e com apoio do meu irmão em Cristo Dr. Dionisio Cumbà Ministro da Saúde, meu Mano Embaixador Helder Vaz, Dr . José Manuel Pavao “Pai”, e do meu amigo irmão Dr. Luis Djalo, entre muitos especialistas e médicos conseguimos humildemente passar a nossa mensagem. ( nosso obrigado pela colaboração).

O nosso foco foi na formação dos médicos especialistas , uma cooperação Trilateral que pode e deve ser assegurada para a continuidade formativa dos médicos guineenses .

Insistimos na necessidade do apelo lançando pelo Presidente da República da Guine - Bissáu /General Umaro Sissoco Embaló em Agosto de 2021 em Brasília aquando da sua visita de Estado ao Brasil , na criação de Centro de Hemodiálise no País , da qual recebemos boas informações que dentro de dias vai um grupo de médicos especialistas no sentido de avaliar a viabilidade da implementação do referido centro .

Falamos na necessidade das missões médicas periodicamente ao país , quer dos médicos brasileiros bem como dos médicos guineenses residentes no Brasíl que segundo a nossa estimativa, são mais de duas dezenas dos nossos concidadãos que exercem medicina em várias especulidade no Brasil .

Houve momento de perguntas e respostas , conseguimos humildemente sensibilizar a todos os participantes sobre a necessidade urgente de criar as condições reais para melhorar o sistema de saúde Guineense.

Em gesto de agradecimento, gostaria de expressar a nossa gratidão ao Todos os conselheiros Federais que se disponibilizaram a apoiar a causa trazida por nós no referido encontro , em especial ao Sr. Presidente do CMF - Dr. José Galo e ao Présidente da Conunidade Médica da Língua portuguesa Jeam Carlos Fernandes e a todos os médicos guineenses residentes no Brasíl pela solidariedade e carinho que tem nos manifestado nesta nossa nobre missão .

🇬🇼🇬🇼🙏❤️
















Sem comentários:

Enviar um comentário