Bissau,03 jun 22(ANG) – A companhia aérea Air Cotè D`Ivoire inaugurou quinta-feira a sua Agência em Bissau, numa cerimónia presidida pelo ministro cessante dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau e o homólogo da Costa de Marfim.
Intervindo no ato de assinatura do acordo para o efeito , o ministro dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau, Aristides Ocante da Silva disse que os dois países estão a evidenciar a elevação do nível e da qualidade de relacionamento entre os dois Estados.
Aristides Ocante da Silva salientou que esse relacionamento foi fundado na vontade da visão futurista e na determinação política dos respectivos chefes de Estados, Umaro Sissoco Embalo e Alassana Ouatarra.
Acrescentou que a Guiné-Bissau e Costa de Marfim são dois países irmãos, unidos por laços históricos, culturais e de sangue e que partilham o mesmo espaço económico e monetário, a UEMOA.
Segundo Ocante da Silva, inauguração desta nova linha aérea, a primeira, entre Bissau e Abidjan, representa um passo importante no incremento e melhoria da mobilidade das pessoas à nível sub-regional na medida em que cria pontes aéreas para outros destinos do continente e do mundo.
“Vamos reconhecer senhor Ministro e ilustres convidados que este ato que assistimos é um elemento forte na dinâmica da integração sub-regional, factor impulsionador de encontros entre mulheres e homens de negócios, empresários, jovens empreendedores, políticos, representantes das coletividades locais e da sociedade civil.
O ministro dos Transportes da Costa de Marfim, Amadú Kone disse que a iniciativa de abertura da linha aérea Bissau/Abidjan nasceu da vontade dos chefes de Estado dos dois países, no âmbito do reforço dos laços de amizade de cooperação.
Segundo uma comunicação da companhia entregue à imprensa, a Air Cotê D`Ivoire visa tornar-se numa referência líder na África Ocidental e Central.
Com 10 aeronaves a Air Cotê D`Ivoire voa para 20 destinos regionais em África nomeadamente Acra, Bamako, Brazzaville, Conacri, Cotonou, Dakar, Douala, Kinshasa, Lagos, Libreville, Lomé, Monrovia, Niamey, Ouagadougou, Ponta Negra, Yaoundé e Abuja(Nigéria), e inicia agora ligações com Bissau e Johanesburgo, África do Sul.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário