domingo, 3 de abril de 2022

BANCO MUNDIAL E O GOVERNO ANALISAM SITUAÇÃO OPERACIONAL E FINANCEIRA DA EMPRESA QUE PRODUZ ENERGIA ELÉTRICA

O Banco Mundial e o governo da Guiné-Bissau analisaram a situação operacional e financeira do contrato da Karpower, empresa turca responsável pela produção da energia elétrica distribuída em Bissau em nome da empresa pública da Eletricidade e Águas da Guiné- Bissau (EAGB).

As duas entidades reuniram-se esta sexta-feira, 01 abril de 2022, em Bissau, numa mini mesa redonda, na qual também foi apreciado o projeto solar SESAP – Solar Scale-up na Access Project, que o Banco Mundial pretende apoiar.

A abertura da reunião foi presidida pelo vice-primeiro-ministro, ministro da presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares e Coordenador para a Área Económica, Soares Sambú.

À saída, Orlando Mendes Veigas, ministro dos Recursos Naturais e da Energia, disse que o Banco Mundial reiterou o seu apoio à EAGB para poder ultrapassar as dificuldades financeiras que está a enfrentar.

Revelou que o encontro permitiu ter uma ideia clara sobre alguns aspetos por resolver internamente e outros em que o Banco Mundial terá que intervir, nomeadamente a renovação do contrato da gestão da EAGB.

Assegurou que em relação à Karpower “não haverá problemas, porque o ministério das finanças engajou-se a prorrogar o contrato de prestação de serviço”.

Por: Filomeno Sambú
Foto: F.S
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário