O presidente do Partido da Renovação Social, Alberto Mbunhe Nambeia, nomeou oito vice-presidentes com competência para atuação.
É a primeira vez que os vice-presidentes foram nomeados com competência para atuação no partido de milho e arroz, a terceira maior força política com assento no Parlamento.
O presidium do partido vai contar com duas mulheres, nomeadamente Edineusa L. J. da Cruz Figueiredo, vice-presidente para Saúde, assuntos sociais, educação, cultura, desportos e comunicação social e Fatumata Rachid Nhaga, vice-presidente para Obras Públicas, Habitação, Transportes, Energia, Ciência e Tecnologia.
Nambeia nomeou também o segundo candidato mais votado, no último congresso do partido, Mário Siano Fambé, vice-presidente para Defesa Nacional, Administração Interna, Poder Local e Ordenamento do Território.
Mbunhe Nambeia nomeou, por despacho n°01/2022, datado de 17 de janeiro, o atual ministro do Comércio e Indústria, Tcherno Djaló, vice-presidente para Políticas Externas, Cooperação Internacional e Emigração; Fernando Dias, ministro da Administração Territorial, vice-presidente para assuntos Constitucionais e Direitos Humanos; e o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Mendes Veigas, para Assuntos Económicos, Financeiros, Plano, Comércio e Indústria.
Também foram nomeados Lassana Fati vice-presidente para Administração Pública e Segurança Social e Nicolau dos Santos vice-presidente para Agricultura, Pesca, Recursos Naturais, Ambiente e Turismo.
O antigo diretor da campanha da candidatura de Mbunhe Nambeia, Carlitos Barai, foi nomeado Secretário-geral do partido e Félix B. Nandungue, atual diretor de Administração dos Portos de Bissau, como Secretário-geral Adjunto.
Uma fonte junto do PRS duvida que essas nomeações estejam em conformidade com o Estatuto revisto no último congresso. Contudo, admitiu que o instrumento foi aprovado com emendas, cabendo ao Conselho de Jurisdição e Fiscalização introduzir alterações sugeridas pelos congressistas.
A fonte de O Democrata adiantou ainda que a maioria dos nomeados esteve, na semana passada, em Portugal, onde se reuniu com Nambeia, que se encontra em tratamento médico naquele país.
Refira-se que Alberto Nambeia foi reeleito presidente do PRS com 405 votos, no sexto congresso que decorreu em Gardete, sob o lema: “Legado Político de Kumba Yalá face aos desafios de desenvolvimento”.
Depois da sua reeleição, Nambeia voltou para Portugal para continuar o tratamento médico.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário