A Zona de Livre Comércio Continental Africana (zlecaf) deverá aumentar o comércio intra-africano de serviços de transporte em quase 50%, de acordo com as últimas estimativas da Comissão Económica para a África (CEA).
As estimativas sobre "Implicações da Área De Livre Comércio Continental Africana para pedido por transporte, infra-estrutura e serviços", divulgada pelo CEA no quinto Fórum Empresarial Africano em 7 de fevereiro, indicam que, com a zlecaf em termos absolutos, mais de 25% dos ganhos comerciais intra-africanos em serviços iriam para o transporte e quase 40% do aumento da produção de serviços da África estaria no transporte.
A pesquisa realizada por especialistas da Seção de Energia, Infra-estrutura e Serviços do CEA desembala oportunidade de investimento da zlecaf no setor de transportes.
Vera Songwe subsecretária-geral da ONU e secretária executiva da CEA, disse que a zlecaf "deverá aumentar significativamente os fluxos de tráfego em todos os modos de transporte, entre eles, Rodoviário, Ferroviário, Marítimo e Aéreo", mas que esses ganhos só serão optimizados se a zlecaf for acompanhada pela implementação de projectos regionais de infra estrutura.
Robert Lisinge, chefe da Seção de Energia, infra-estrutura e Serviços da CEA, disse que "as estradas atualmente carregam a maior parte do frete na África".
Ressaltou que a "zlecaf oferece uma oportunidade para construir a rede ferroviária da África e que aumentaria a demanda de frete intra-áfrica em 28%, a pedido por frete marítimo aumentará mais".
De acordo com os resultados da pesquisa, a zlecaf requer 1.844.000 camiões para carga a granel e 248.000 caminhão para carga de contentores até 2030. Isso aumenta para 1.945.000 e 268.000 camiões, respectivamente, se projectos de infra-estruturas planeados também forem implementados.
A maior requisição por camiões para apoiar a zlecaf está dentro da África Ocidental (39%), o pedido do Oeste para o Sul da África é de 19,8% e da África Austral à África Ocidental em 9,9%.
Lisinge observou que os programas de infra-estrutura de transporte da zlecaf e da África estão intrinsecamente ligados e devem ser implementados simultaneamente, acrescentando que as Rodovias Transafricanas (TAH) & Programa para o Desenvolvimento de infra-estrutura (PIDA) e o Mercado Único africano de Transporte Aéreo (SAATM) devem ser priorizados no mesmo nível com a zlecaf.
Transporte rodoviário
"A malha rodoviária da África é inadequada, mas a implementação de projectos planejados aumentará significativamente seu tamanho. A África precisa actualizar seções de suas estradas para lidar com o aumento do frete gerado pela zlecaf", disse Lisinge.
"O crescimento do tráfego de cargas deve ser maior em alguns trechos da malha rodoviária da África do que o crescimento médio em todo o continente. A implementação da zlecaf dobrará o frete rodoviário de 201 para 403 milhões de toneladas".
A implementação de projectos Rodovias Transafricanas e Programa para o Desenvolvimento de infra-estrutura, disse ele, aumenta a capacidade das redes de transporte para acomodar o crescimento do frete. Colher os enormes benefícios da zlecaf para o setor de transporte requer a implementação de programas regionais de infra estruturas e serviços.
Transporte ferroviário
Sobre o transporte ferroviário, estimativas do CEA mostram que a rede ferroviária da África é inadequada, mas a implementação do Programa para o Desenvolvimento de infra-estrutura e outros projectos planeados aumentará significativamente seu tamanho. A implementação de projectos planejados aumentará a rede em quase 26.500km.
A zlecaf requer 97.614 vagões para carga a granel e 20.668 vagões para carga de contentores até 2030. Isso aumenta para 132.857 e 36.482 vagões, respectivamente, se projectos de infra-estruturas planeados também forem implementados.
Marítimo
A implementação da zlecaf dobraria o frete marítimo de 58 para 131,5 milhões de toneladas. A rede marítima da África inclui 142 ligações que conectam 65 portos; é responsável por 22,1% do transporte intra-africano de carga. A participação aumentará 0,6% para 22,7% se tanto a zlecaf quanto os projectos de infra-estrutura planejados forem implementados.
A zlecaf requer 126 embarcações para carga a granel e 15 embarcações para carga de contentores até 2030. Isso reduz para 121 e 14 navios, respectivamente, se projectos de infra estruturas planeados também forem implementados.
Transporte aéreo
A rede de transporte aéreo do continente inclui um total de 14.762 rotas aéreas (conectando cada aeroporto com os outros 121 aeroportos).
A implementação da zlecaf dobraria o número de toneladas transportadas pelo ar de 2,3 para 4,5 milhões.
Em 2019, o ar representou apenas 0,9% do transporte de carga intra-África. A implementação do transporte de cargas da zlecaf dobraria o frete aéreo de 2,3 para 4,5 milhões de toneladas. Portanto, espera-se que o tráfego aéreo dobre em 2030 em relação a 2019.
Sobre a ZLECAF
Acordo de Zona de Livre Comércio Continental Africano (zlecaf) entrou em vigor em 2019. A implementação começa em 2021.
As negociações ainda estão em andamento sobre investimento, direitos de propriedade intelectual, política de concorrência e e-commerce. O objetivo da zlecaf é criar um mercado continental único para bens & serviços, com livre circulação de pessoas e investimentos, aumentando a competitividade e apoiando a transformação económica.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
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