O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo beneficiou, ontem, de equipamentos e materiais informáticos da parte da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para o reforço das capacidades das direções- gerais da Geografia, Cadastro e de Ordenamento do Território.
Tratam-se de quatro impressoras plotter para impressão em formato A0, três impressoras A3, três portáteis e cinco GPS.
A iniciativa enquadra-se no âmbito da implementação do Projeto N`Tene Terra e visa reforçar capacidades das instituições encarregadas de implementação técnica da Lei de Terra e dos seus regulamentos, nomeadamente das atividades de delimitação das comunidades locais.
A ação vem complementar as atividades de formação e reforço de capacidade de 40 técnicos desta instituição e de outras concernentes sobre instrumentos de diagnóstico rural participativo e técnicas de delimitação das terras. Consubstancia na criação de condições para dar início aos trabalhos de delimitação das terras comunitárias nas seis regiões-pilotos do projeto.
De salientar que o Projeto N´Tene Terra é financiado pela União Europeia e implementado pela FAO. O seu objetivo insere-se no âmbito da contribuição para melhoria da governação responsável do sistema de posse de terra na Guiné-Bissau.
Julciano Baldé
Conosaba/jornalnopintcha.
Sem comentários:
Enviar um comentário